FERRAMENTAS LINUX: O Linux está adicionando uma peculiaridade para melhorar o gerenciamento de energia para as GPUs Intel Arc "Alchemist"

segunda-feira, 16 de maio de 2022

O Linux está adicionando uma peculiaridade para melhorar o gerenciamento de energia para as GPUs Intel Arc "Alchemist"

 

Confira !!

Além do Linux 5.19 ser o kernel configurado para ter o suporte gráfico DG2/Alchemist em melhor forma com os IDs agora (finalmente) sendo adicionados e o suporte computacional pronto, este próximo kernel deve ter um gerenciamento de energia aprimorado para esses Arc Graphics "Alchemist" GPUs.

As GPUs discretas DG2/Alchemist da Intel anunciam uma latência de saída L1 aceitável de menos de um microssegundo, embora possam tolerar latências de saída além desse limite. Então, vindo através do subsistema Linux PCI (PCIe) para o Kernel Kernel Linux 5.19 é uma peculiaridade que trata o lote inicial de GPUs DG2/Alchemist como "ilimitado" para que a economia de energia PCI Express Active State Power Management (ASPM) L1 possa ser habilitada em mais configurações -- além de onde pode oferecer menos de 1 us saídas ao retomar a atividade PCIe.

O Active State Power Management (PCIe ASPM) é muito útil para economia de energia durante o modo inativo, como mostramos com vários componentes ao longo dos anos e, presumivelmente, gerará grandes economias também para as placas gráficas discretas Intel agora esperadas para lançamento no terceiro trimestre. ASPM, porém, tem sido uma dor de cabeça recorrente com várias peculiaridades e outros problemas com diferentes placas-mãe/chipsets e hardware PCIe ao longo do tempo. O ASPM L1 permite colocar o link PCIe em um modo de baixo consumo de energia durante períodos de inatividade e reiniciar rapidamente quando necessário. ASPM L1 oferece maior economia de energia do que o modo ASPM L0s mais raso, permitindo que o link PCIe seja completamente desligado quando não estiver em uso.


Pelo menos à frente das placas gráficas de desktop da Intel, agora está essa peculiaridade no PCI-next com a janela de mesclagem do Linux 5.19 abrindo no final deste mês. Até agora, todas as indicações parecem ser o Linux 5.19 provavelmente a aposta mínima segura para a versão do kernel necessária para placas gráficas discretas Intel Arc Graphics e Mesa 22.0+. Mas, como acontece com a maioria dos novos hardwares e especialmente GPUs, as versões mais recentes do Linux/Mesa da época serão recomendadas sempre que essas placas gráficas começarem a ser enviadas.










Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário