Confira !!
Os desenvolvedores de drivers gráficos Linux de código aberto Radeon da AMD permanecem muito ocupados se preparando para o suporte à GPU RDNA3 de próxima geração.
Além de todas as grandes séries de patches recentemente para inaugurar VCN4, GFX11 e outros novos IPs de processadores gráficos RDNA de próxima geração, outras séries menores também estão trabalhando para o Mesa e o kernel Linux.
Uma das séries menores com alguns itens dignos de menção é esta fusão do conhecido desenvolvedor RadeonSI Marek Olsak. Essa mesclagem é sobre retrabalhar a manipulação de heaps do driver Gallium3D e adicionar alguns novos recursos.
Ele está ligado em parte pelo menos ao hardware de última geração, já que um dos patches agora define BIG_PAGE para o anel de atributo com GFX11, o bloco gráfico do RDNA3. Essa mesclagem também conecta o RadeonSI para usar o novo sinalizador "AMDGPU_GEM_CREATE_DISCARDABLE" encontrado no código do driver do kernel Linux AMDGPU mais recente. O sinalizador AMDGPU_GEM_CREATE_DISCARDABLE para gerenciamento de memória GEM permite criar o objeto de buffer na memória de vídeo dedicada, mas remoções sob pressão de memória ou cenários semelhantes farão com que ele seja descartado em vez de preservá-lo/copiar para uma memória de sistema mais lenta/colocação em outra memória.
Para usuários finais interessados em testar/avaliar recursos, um item que vale a pena mencionar é que essa mesclagem também adiciona a capacidade de desabilitar o AMD Infinity Cache. O Infinity Cache foi introduzido com GPUs RDNA2 e projetado para fornecer maior eficiência/desempenho para jogos de alta resolução - até 3,25x a largura de banda para memória de vídeo GDDR6 em pelo menos alguns cenários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário