FERRAMENTAS LINUX: O XFS com o Kernel Linux 5.19 traz "muitos novos códigos"

segunda-feira, 30 de maio de 2022

O XFS com o Kernel Linux 5.19 traz "muitos novos códigos"

 

Confira !!

As atualizações do sistema de arquivos XFS para a janela de mesclagem do Linux 5.19 estão no lado mais pesado, com esse pull sendo descrito como "uma grande atualização com muito código novo" para este lançamento do kernel no verão de 2022.

Os dois novos recursos brilhantes para o XFS no Linux 5.19 são o suporte para grandes contagens de extensão e repetição de atributos registrados. Ambos os recursos podem não parecer muito empolgantes para os usuários finais, mas devem ser usados ​​para "criar recursos futuros mais complexos" no futuro.

Dave Chinner continuou explicando este novo material XFS para Linux 5.19:

Para funcionalidades futuras, precisamos armazenar centenas de milhões de xattrs por inode. O recurso Large Extent Count remove os limites que impedem essa escala de armazenamento xattr e, enquanto modificávamos o formato de contagem de extensão no disco, também aumentamos o número de extensões de dados suportadas por inode de 2^32 para 2^47.

Também precisamos ser capazes de modificar xattrs como parte de transações atômicas maiores, em vez de transações independentes. O recurso Logged Attribute Replay apresenta a infraestrutura que nos permite usar intents para registrar as modificações de atributo no diário antes de iniciá-las, permitindo que outras transações atômicas registrem intents de modificação de atributo e adiem a modificação real para mais tarde. Se travarmos, a recuperação de log garante que o atributo seja reproduzido no contexto da transação atômica que registrou a intenção.

Uma parte significativa dos commits nesta mesclagem é para a funcionalidade de repetição do atributo base, juntamente com correções, melhorias e limpezas relacionadas a essa nova funcionalidade. Allison merece uma grande rodada de agradecimento por seu trabalho contínuo para colocar essa funcionalidade no XFS.

Há também muitas outras mudanças e melhorias menores, portanto, no geral, essa é uma das maiores solicitações de mesclagem do XFS em algum tempo.

Além de o XFS poder escalar além de quatro bilhões de extensões de dados e bilhões de xattrs por inode, também há melhorias na contabilidade de extensão em tempo real, as pesquisas rmap btree foram aprimoradas para reduzir a sobrecarga em até 30% e, por sua vez, o tempo de execução do xfs_scrub é reduzido em cerca de 15%, e uma variedade de outras melhorias. Veja esta mesclagem do Git para obter mais detalhes.








Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário