FERRAMENTAS LINUX: A Habilitação do Apple M2 para o Linux começa com um bom progresso

quarta-feira, 29 de junho de 2022

A Habilitação do Apple M2 para o Linux começa com um bom progresso

 



Confira !!

Hector Martin, que lidera o esforço do Asahi Linux para trazer o Linux no Apple Silicon, recebeu recentemente seu novo MacBook Pro 2022 de 13 polegadas para começar a portar o Linux para o novo M2 SoC da Apple. Embora só tenha começado esta semana, ele já está fazendo progressos significativos. Felizmente, grande parte do código Linux escrito em M1 existente pode funcionar para o M2, mas alguns novos drivers precisarão ser escritos antes que os novos Macs M2 sejam totalmente utilizáveis ​​no Linux.

No início deste mês, a Apple anunciou o M2 com novos modelos de MacBook Air e MacBook Pro. O Apple M2 pode suportar até 24 GB de memória LPDDR5, é uma CPU de 8 núcleos com GPU de até 10 núcleos, desempenho de CPU até 18% mais rápido sobre o M1 e desempenho de GPU até 35% mais rápido e até 50% maior largura de banda de memória.


Hector Martin na segunda-feira começou seu esforço de atualização do Linux M2, inclusive com uma transmissão ao vivo deste esforço de engenharia reversa / depuração / hacking do kernel. Hector confirmou que as funcionalidades NVMe, USB e SMC estão funcionando para o M2 no primeiro dia do esforço.


Hector Martin mostra a inicialização do Linux no Apple M2 em sua forma inicial.

Infelizmente, o teclado e o trackpad com os novos dispositivos Apple M2 exigirão um novo driver para suporte. Além disso, o SPMI precisará de um novo driver e o suporte PCIe precisa de um fusemap no código m1n1 para inicializar. Há também PCIe, PMU, Thunderbolt, DP Alt Mode e outras funcionalidades ainda não abordadas.

Há também o suporte gráfico da Apple Silicon que precisa ser tratado como o elefante na sala. Estão a ser feitos progressos nessa frente, incluindo o primeiro triângulomarco com um driver totalmente aberto, mas ainda serão meses antes de ter um driver Gallium3D OpenGL completo, um driver de kernel DRM/KMS adequado para upstream, etc. Obviamente, o suporte Vulkan também será um requisito para alguns usuários antes de considerar o hardware totalmente para uso diário. O trabalho gráfico M1 continua e esperamos que os gráficos M2 não apresentem muitos obstáculos adicionais importantes.

Mais detalhes e sua atividade em torno do M2 Linux podem ser encontrados via Twitter:






Aqueles que desejam acompanhar o progresso do código podem ver as alterações do m1n1 por meio do seu repositório no GitHub . Enquanto isso, as mudanças do kernel do Linux estão sendo trabalhadas por meio deste branch no Git . O progresso atual da portabilidade do Asahi Linux para vários sistemas Apple Mac para os SoCs M1 e M2 pode ser rastreado através do Asahi Linux Wiki .







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário