FERRAMENTAS LINUX: A Intel está transformando o seu acelerador gaussiano e neural em um driver DRM

terça-feira, 21 de junho de 2022

A Intel está transformando o seu acelerador gaussiano e neural em um driver DRM

 

Confira !!

Encontrado com os SoCs móveis da Intel desde Ice Lake é o seu acelerador gaussiano e neural "GNA" que foi suportado por um driver Linux fora da árvore, enquanto no ano passado os engenheiros da Intel trabalharam para upstream um driver Intel GNA Linux para a linha principal núcleo. Recentemente, eles adaptaram esse driver GNA para se tornar um driver Direct Rendering Manager (DRM) juntamente com o driver gráfico Intel i915 kernel e outros drivers gráficos convencionais.

O  Intel Gaussian and Neural Accelerator é um processador neural  é um coprocessador neural que pode ser usado para descarregar as cargas de trabalho de inferência. O GNA em laptops modernos da Intel tem sido usado para as tarefas como redução de ruído e reconhecimento de fala-- com uma pilha de software compatível. Ao longo do ano passado, eles trabalharam no driver GNA de código aberto com intenções principais, enquanto durante o processo de revisão pelo próprio Daniel Vetter, da Intel, de sua equipe gráfica, sugeriu que o driver GNA fosse adaptado para se tornar um driver DRM.

Há sobreposição entre as interfaces DRM com drivers gráficos convencionais e as necessidades/interfaces para drivers aceleradores, o que não é surpresa. Com o kernel do Linux ainda sem nenhum subsistema de acelerador "AI" dedicado , a área DRM também é mais parecida com esses tipos de drivers.

Foi anunciado ontem que eles estão prototipando o novo driver Intel GNA baseado na estrutura DRM. Quanto às suas primeiras descobertas com esta adaptação do driver GNA ao DRM, "Os primeiros resultados parecem bastante promissores. Alavancagem efetiva da estrutura DRM para driver não GPU foi alcançada. O código-fonte do driver GNA acabou sendo simplificado com o descarregamento de algumas áreas (gerenciamento de dispositivos + gerenciamento de regiões de memória). Como resultado, o tamanho do código-fonte do driver GNA foi reduzido em 15% (420 linhas). A complexidade do DRM Framework não tem sido um problema até agora. "

Eles devem publicar em breve seu novo driver de protótipo para começar a facilitar a revisão de código nessa frente.

Enquanto isso, as bibliotecas de espaço de usuário de código aberto Intel GNA e amostras de código para os interessados ​​nesse acelerador permanecem no GitHub .





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário