FERRAMENTAS LINUX: O GNOME Mutter está trabalhando no tratamento do "Max BPC" para lidar com os problemas de monitor

terça-feira, 14 de junho de 2022

O GNOME Mutter está trabalhando no tratamento do "Max BPC" para lidar com os problemas de monitor

 

Confira !!

Os desenvolvedores do GNOME estão trabalhando no suporte à propriedade do conector Linux KMS "Max BPC" que é suportada por alguns dos drivers do Direct Rendering Manager para limitar o máximo de bits permitidos por cor. Por sua vez, o suporte adequado a essa configuração pode resolver problemas de monitor vistos em alguns sistemas em que o monitor pode piscar aleatoriamente ou ter outros problemas, a menos que reduza a taxa de atualização ou a resolução.

O principal colaborador do GNOME da Canonical, Daniel van Vugt, tem trabalhado no suporte à propriedade do conector Max BPC nas últimas semanas para o GNOME. Por ter o Mutter do GNOME suportando isso no X.Org e Wayland, ele pode ser usado para diminuir os requisitos de largura de banda de exibição nos casos em que o sistema não pode conduzir corretamente exibições específicas fora da caixa. Existem vários relatórios de bugs sobre telas com a área de trabalho do Linux piscando intermitentemente ou outros problemas relacionados à largura de banda da tela. Diminuir a profundidade de cor é uma opção para evitar problemas de largura de banda como alternativa para diminuir a resolução ou a taxa de atualização (ou fazer alterações de hardware, como alternar de HDMI para USB-C ou DisplayPort). Na ponta oposta,

A propriedade do conector Max BPC para drivers DRM/KMS existe há alguns anos e é suportada pelos drivers comuns de código aberto.

Daniel van Vugt está trabalhando nisso depois de acertar um problema de exibição com um novo monitor e também com o objetivo de resolver vários relatórios de bugs do Ubuntu em torno de problemas de exibição (como esse bug com gráficos Intel) que podem ser aliviados com esse suporte à propriedade "max BPC". O trabalho de Mutter upstream pode ser rastreado por meio deste trabalho em andamento no MR . Também parece que ele espera poder levar esses patches para ramificações estáveis ​​​​para poder enviar isso para usuários existentes do Ubuntu.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário