FERRAMENTAS LINUX: Linus Torvalds questiona o novo subsistema "HTE" que pretende chegar no Kernel Linux 5.19

domingo, 5 de junho de 2022

Linus Torvalds questiona o novo subsistema "HTE" que pretende chegar no Kernel Linux 5.19

 

Confira !!


Sendo enviado como um novo subsistema para a janela de mesclagem do Linux 5.19 quase encerrada, está o código "HTE" do Hardware Timestamping Engine. Linus Torvalds, porém, ainda não conseguiu esse novo código e levantou preocupações em torno de alguns elementos dele.

O Hardware Timestamping Engine "HTE" serve para associar eficientemente os timestamps de hardware com certos eventos como GPIOs e IRQs. Os drivers do kernel Linux podem se registrar como provedores de timestamp de hardware, enquanto outras áreas do kernel podem solicitar que os eventos em que estão interessados ​​sejam timestamp pelos referidos provedores.

Com o estado inicial do código HTE,

Consulte este pull request para obter mais detalhes sobre o subsistema HTE.

Certos dispositivos possuem mecanismos de registro de data e hora de hardware que podem monitorar conjuntos de sinais do sistema, linhas, barramentos etc... em tempo real para mudança de estado; ao detectar a alteração, eles podem armazenar automaticamente o registro de data e hora no momento da ocorrência. Essa funcionalidade pode ajudar a obter uma melhor precisão na obtenção de carimbos de data e hora do que usar contrapartes de software, ou seja, ktime e amigos.

O Dipen Patel da NVIDIA está procurando manter esse subsistema enquanto Thierry Reding da NVIDIA assumiu o envio da solicitação inicial.

Linus Torvalds, porém, expressou alguma preocupação e ainda precisa puxar o subsistema HTE para a linha principal. Suas preocupações incluem que há apenas uma implementação de provedor no momento, essa solicitação de pull foi enviada no final da janela de mesclagem e se o nome "HTE" é confuso / nome mal selecionado.

Como resposta a Torvalds, Linus Walleij, da Linaro, levantou que a Intel procurava adicionar código de registro de data e hora de hardware ao subsistema GPIO, mas foi solicitado a tentar direcionar o subsistema HTE. Nos últimos nove meses, os engenheiros da Intel não adaptaram seu código Intel Elkhart Lake / Tiger Lake PMC para usar HTE e, portanto, atualmente na implementação de um provedor. Quanto à escolha do nome, o subsistema "hwstamping" foi levantado como um possível nome alternativo.

Veremos o que acontece com este código, mas considerando que falta apenas um dia para a janela de mesclagem, não seria surpreendente se isso fosse adiado até o próximo ciclo do kernel.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário