Confira !!
O front-end Rust-GCC que permite que o código Rust seja compilado com o GNU Compiler Collection (GCC) pode ser upstream para o lançamento do compilador GCC 13 do próximo ano, mas não necessariamente completo nesse estágio. De qualquer forma, é bom ver o progresso no Rust-GCC como uma alternativa ao compilador oficial baseado em LLVM do Rust.
O desenvolvedor front-end do GCC-Rust, Philip Herron, da Embecosm, iniciou uma nova discussão na lista de discussão com os desenvolvedores upstream do GCC. Herron está buscando feedback do desenvolvedor GCC upstream sobre o processo de revisão para mesclar um recurso tão grande no compilador, a qualidade necessária antes que possa ser upstream, gerenciamento de lançamento do GCC se esse código puder chegar mais cedo ou mais tarde e fatores associados.
Quanto ao estado atual do front-end GCC-Rust, Herron comentou: "meu plano de projeto atual nos leva a novembro de 2022, onde (se eventos inesperados permitirem) devemos ser capazes de suportar código Rust válido direcionado à versão Rustc ~ 1.40 e reutilizar libcore, liballoc e libstd. Esta data não leva em conta o recurso de verificador de empréstimos e a caixa de macro proc, que temos um plano para implementar, mas este será um projeto de mais seis meses. "
Se os planos de novembro acontecerem, isso ainda poderá alinhar o front-end do GCC-Rust para ser atualizado a tempo para o GCC 13. O GCC 13.1 como a primeira versão estável deve sair em abril próximo, embora o corte de recursos seja encerrado antes disso ponto. Mas se esperar que mais dessa funcionalidade seja concluída antes de fazer o upstream do GCC-Rust, isso o atrasaria até o GCC 14 para lançamento em 2024, com os lançamentos pontuais do GCC que normalmente não portam recursos de grande porte.
Veja este tópico da lista de discussão onde as perguntas foram enviadas para os mantenedores do GCC upstream. O código GCC-Rust atual para os interessados pode ser encontrado no GitHub . Os relatórios mensais de status do GCC-Rust continuam a ser publicados no blog de Philip Herron .
Se o suporte inicial do Rust for o upstream para o lançamento do compilador GCC 13 do próximo ano, isso é uma boa notícia, juntamente com o código do Rust indo para a linha principal no kernel Linux em breve - potencialmente para o ciclo 5.20 terminar o verão.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário