FERRAMENTAS LINUX: O RADV Driver Developer Experience está trabalhando com o Next-Gen Geometry "NGG"

quinta-feira, 14 de julho de 2022

O RADV Driver Developer Experience está trabalhando com o Next-Gen Geometry "NGG"

 



Confira !!

O colaborador do driver Radeon Vulkan "RADV" da Mesa, Timur Kristóf, conhecido por ser um dos contratados da Valve para melhorar a pilha de gráficos Linux de código aberto, compartilhou suas experiências trabalhando no suporte Next-Gen Geometry (NGG) para GPUs AMD RDNA com este driver de origem.

O NGG pode ser usado para processamento de vértices e geometrias com GPUs RDNA/RDNA2, enquanto nos próximos gráficos RDNA3, o NGG sempre estará habilitado . O NGG foi originalmente trabalhado para GFX9/Vega, mas supostamente com muitos bugs / falta de melhoria de desempenho que só se tornou viável com gráficos RDNA.

O pipeline NGG com RDNA simplifica a operação do hardware, embora com maior complexidade do driver. Essa maior complexidade tornou o NGG um desafio para implementar tanto para o RadeonSI OpenGL quanto para o RADV Vulkan, mas especialmente o último, considerando que foi trabalhado por desenvolvedores fora da AMD. Timur escreveu sobre essas experiências de motorista NGG em um post pessoal no blog na terça-feira.

Curiosamente, Timur encontrou pouca ou nenhuma vantagem de desempenho com o NGG inicialmente, "Fizemos alguns benchmarks quando trocamos RADV e ACO para usar o novo pipeline. Não encontramos alterações significativas no desempenho. De forma alguma. Considerando todo o hype que ouvimos sobre o NGG no lançamento do hardware, fiquei bastante surpreso. No entanto, depois de deixar o hype de lado, foi bastante auto-explicativo. Quando mudamos para o NGG, ainda compilamos nossos shaders da mesma maneira que antes, então, embora usássemos o novo pipeline de geometria, não fizemos nada para aproveitar seus novos recursos. A melhoria de desempenho real veio depois que eu também implementei a seleção baseada em shader. "

O NGG com seleção de shader foi um sucesso maior e obteve melhorias de desempenho no RDNA2 em vários graus com diferentes amostras e benchmarks. Com o RDNA1, os desenvolvedores da Valve ainda não encontraram nenhum caso em que a seleção de shaders NGG ajude no desempenho e, portanto, não o habilitaram por padrão.

Saiba mais neste post interessante e técnico no Timur's Blog .







Fonte

Ayé a próxima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário