Confira !!
Decorrente a semana passada, o Kernel Linux 5.19 Git quebrou o suporte gráfico Intel Alder Lake P devido à necessidade de um novo firmware, sem manter a compatibilidade com o firmware Intel GuC existente, uma solução ainda está sendo trabalhada antes do Linux 5.19 final , seja uma reversão ou o patch proposto trabalhando na compatibilidade do firmware GuC v69/70. As diretrizes de firmware do Linux também estão sendo propostas para garantir que os desenvolvedores do kernel no futuro não tentem quebrar as garantias de suporte ao firmware.
O mantenedor do DRM, David Airlie, enviou esta manhã uma proposta de documentação do kernel Linux que explica claramente as expectativas de firmware para os drivers principais do kernel Linux. A documentação observa explicitamente que os usuários não devem ter que instalar um firmware mais novo para usar o hardware existente com um novo kernel - ou seja, a compatibilidade com versões anteriores com firmware em kernels mais novos deve ser mantida. Esta já foi uma regra não escrita, mas abusada pela Intel agora com este fiasco gráfico Alder Lake P.
A documentação proposta da Airlie sobre as diretrizes de firmware do Linux pode ser encontrada na lista de discussão e incorporada abaixo em sua forma inicial.
===================
Diretrizes de Firmware
===================
Drivers que usam firmware do linux-firmware devem tentar seguir as regras deste guia.
* O firmware deve ser versionado com pelo menos uma versão principal/secundária. Sugere-se que os arquivos de firmware no linux-firmware sejam nomeados com algum nome específico do dispositivo e apenas a versão principal. As versões principais/secundárias/patch devem ser armazenadas em um cabeçalho no arquivo de firmware para que o driver detecte quaisquer correções/problemas não ABI. Os arquivos de firmware no linux-firmware devem ser substituídos pela versão principal compatível mais recente. O firmware da versão principal mais recente deve permanecer compatível com todos os kernels que carregam esse número principal
* Os usuários *não* devem instalar um firmware mais recente para usar o hardware existente ao instalar um kernel mais recente. Se o hardware não estiver habilitado por padrão ou em desenvolvimento, isso pode ser ignorado, até a primeira versão do kernel que habilita esse hardware. Isso significa que nenhuma versão principal é alterada sem que o kernel mantenha a compatibilidade com versões anteriores para as versões principais mais antigas. As melhorias de versão secundária não devem introduzir novos recursos dos quais os kernels mais novos dependem não opcionalmente.
* Se uma correção de segurança precisar de correções de firmware e kernel para ser bem-sucedida, todas as versões principais suportadas no repositório linux-firmware devem ser atualizadas com a correção de segurança e os patches do kernel devem detectar se o firmware é novo o suficiente para declarar se o problema de segurança for corrigido. Todas as comunicações em torno das correções de segurança devem apontar para as correções de firmware e kernel. Se uma correção de segurança exigir a substituição de versões principais antigas, isso deve ser feito apenas como última opção e declarado claramente em todas as comunicações.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário