FERRAMENTAS LINUX: Muitos componentes antigos do X.Org foram lançados neste fim de semana

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Muitos componentes antigos do X.Org foram lançados neste fim de semana

 

Confira !!

Embora nenhum novo lançamento "katamari" do X.Org esteja planejado para uma coleção de todas as atualizações de componentes do X.Org combinadas, neste fim de semana, o colaborador de longa data do X.Org, Alan Coopersmith, da Oracle, lançou muitas novas atualizações para vários X.Org antigos e raramente mantidos. projetos.

Uma enorme quantidade de pacotes X.Org que raramente veem novos lançamentos e passam anos sem nenhuma atividade mensurável foram atualizados. Na maioria das vezes, as novas versões estão apenas coletando algumas correções aleatórias a serem coletadas nos últimos anos. Talvez o mais notável com os lançamentos deste fim de semana seja o lançamento do xf86-video-keyboard 2.0 que descarta o suporte ao Linux. Outros itens incluem o endereçamento de avisos com compiladores mais recentes, atualizações do sistema de compilação, alterações para a migração do X.Org/FreeDesktop.org GitLab concluída há muito tempo e outras pequenas correções aleatórias.

Dado que Coopersmith está trabalhando nisso agora, talvez a Oracle esteja trabalhando no envio de uma grande atualização de pacotes X.Org para Solaris - que no passado foi a motivação para lançar novas versões. Ou é apenas uma manutenção extra de verão..

O xclipboard 1.1.4 foi lançado para este utilitário para coletar e exibir seleções de texto que são enviadas para o X11 CLIPBOARD por outros clientes. Esta versão tem várias atualizações de bugs, correções de avisos do compilador e outros itens menores.

O xcmsdb 1.0.6 foi lançado para este software que manipula dados de Caracterização de cores de dispositivos. Várias correções de bugs e outras correções de código menores aqui.

O xconsole 1.0.8 chega para uma janela X11 que exibe mensagens enviadas para o /dev/console. Existem atualizações básicas de compilação e atualizações de integração do GitLab.

O xfontsel 1.1 foi lançado para este aplicativo para exibir as fontes do protocolo principal do X11. Esta nova versão adiciona um botão de redefinição para redefinir todas as seleções e uma opção "-escalada" para buscar a resolução da tela e adicioná-la às resoluções disponíveis para os menus de resolução X/Y. Além disso, há atualizações de compilação, atualizações de integração do GitLab e outras pequenas correções.

O xfs 1.2.1 como o X Font Server tem algumas pequenas atualizações de compilação, correções de código e agora usa memcpy() em vez de memmove() para quando os buffers não se sobrepõem.

O xmodmap 1.0.11 , xpr 1.1 , xscope 1..43 e xwud 1.0.6 também foram lançados com várias pequenas correções.

Houve também algumas atualizações de driver X.Org DDX vintage também. O driver xf86-input-keyboard 2.0 foi lançado principalmente para sistemas X.Org não Linux, como Solaris e BSDs. Esta versão 2.0 remove o suporte ao Linux, pois há suporte superior em xf86-input-evdev e xf86-input-libinput. Além de outras atualizações de compilação e itens menores nesta versão.

O driver xf86-input-synaptics 1.9.2 também foi lançado com várias correções. No lado do driver de vídeo há o xf86-video-cirrus 1.6 , xf86-video-mach64 6.9.7 e xf86-video-mga 2.0.1. Todas essas atualizações DDX de vídeo xf86 são apenas para itens de manutenção, como atualizações de integração do GitLab, correções do sistema de compilação, correções de avisos do compilador, etc. Nada particularmente empolgante.

Os usuários do Solaris/BSD podem estar um pouco mais empolgados com essas atualizações do pacote X.Org, mas no geral não há muito com o que se empolgar além de um amor raro por essas peças outrora importantes para o quebra-cabeça de desktop de código aberto.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário