Confira !!
O driver Hantro VPU que foi desenvolvido nos últimos anos para suportar o IP de processamento de vídeo/imagem Hantro encontrado em vários SoCs Rockchip e NXP está definido para ser promovido para fora da área de teste do kernel Linux.
O driver de mídia Hantro VPU no kernel principal permite codificação e decodificação acelerada de vídeo/imagem para vários formatos em vários Rockchip SoCs, bem como no NXP i.MX8M. O IP de vídeo Hantro é desenvolvido e licenciado pela VeriSilicon. O IP de vídeo da Hantro pode ser encontrado com outro hardware, mas entre os contribuidores do kernel Linux upstream, a motivação está nos SoCs NXP e Rockchip, aparentemente com algum foco no uso do Chromebook. VP8, MPEG-2, H.264, HEVC/H.265, VP9 e outros codecs são suportados por este driver enquanto se resume ao Hantro IP/SoC real para os recursos reais de codificação/decodificação de vídeo.
O driver Hantro foi mantido na área de teste do kernel do Linux até suportar os controles de codec de vídeo sem estado, mas agora que esses itens estão todos separados, é hora de finalmente tirar o Hantro do teste.
A proposta para promover o Hantro está passando pela lista de discussão do kernel e parece que há um acordo de que ele está pronto para ser promovido como um driver estável. Essa mudança pode acontecer assim que o próximo ciclo do v5.20.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário