FERRAMENTAS LINUX: A AMD publica os patches do Linux para o recurso de CPU "LbrExtV2" no Zen 4

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

A AMD publica os patches do Linux para o recurso de CPU "LbrExtV2" no Zen 4



Confira !

Embora todas as principais funcionalidades da CPU do Zen 4 apareçam no kernel Linux principal, os engenheiros da AMD continuam trabalhando para habilitar outros novos recursos do Zen 4 para uso no Linux. Os patches mais recentes da AMD esta manhã são para o LbrExtV2.

O LbrExtV2 é a abreviação para uma implementação atualizada do Last Branch Record (LBR) que vem com CPUs Zen 4. Last Branch Record é usado para determinar/analisar o fluxo de controle do software, registrando as informações da filial nos registradores em tempo real. As informações de LBR podem ser usadas para determinar caminhos de código quente e úteis para áreas como otimizações de compilador guiadas por perfil e outros ajustes baseados na capacidade de analisar as ramificações frequentemente tomadas no software.

O AMD Last Branch Record Extension Versão 2 adiciona novos recursos como LBR-Freeze-on-PMI para melhor correlação com eventos de estouro do PMC. Há também um novo suporte de filtragem de ramificação de hardware para gravar apenas tipos específicos de ramificações. A filtragem LbrExtV2 inclui a capacidade de suprimir ramificações apenas para kernel, somente espaço do usuário, ramificações condicionais, chamadas quase relativas, chamadas quase indiretas, retornos próximos, saltos quase indiretos, saltos relativos próximos e ramificações distantes.

O LbrExtV2 também estende a API de espaço de usuário do Linux perf para fornecer informações de especulação de ramificação com CPUs Zen 4 agora capazes de fornecer detalhes de especulação de ramificação. As informações de especulação incluem se o caminho correto foi usado para a ramificação e se houve especulação ou se o caminho errado foi usado.


As quase mil linhas de novo código trabalhando no manuseio da AMD Last Branch Record Extension Versão do 2 para o Zen 4 podem ser encontradas agora para revisão na lista de discussão do kernel . Enquanto isso , esta série de patches secundária adiciona informações especulativas às ferramentas de desempenho do Linux.

Embora as CPUs Zen 4 sejam lançadas no final deste trimestre, o tempo desses patches significa que eles não serão implementados até pelo menos o Kernel Linux 6.1, que por sua vez não será tão estável até o final do ano - concedido, para a grande maioria dos usuários, eles não se importarão com a integração de desempenho do Linux LbrExtV2, a menos que se envolvam em perfis e ajustes pesados ​​do sistema.













Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário