FERRAMENTAS LINUX: A Intel vai dividir o seu antigo código Vulkan Haswell/Broadwell em um driver separado

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

A Intel vai dividir o seu antigo código Vulkan Haswell/Broadwell em um driver separado

 

Confira !!

O atual driver Vulkan "ANV" de código aberto da Intel no Mesa suporta hardware gráfico voltando aos gráficos "Gen7" encontrados com Ivy Bridge / Haswell. No entanto, os engenheiros de drivers gráficos Linux de código aberto da Intel estão se preparando para separar os antigos gráficos Ivy Bridge / Haswell (Gen7) e Broadwell (Gen8) em um driver Mesa separado para que possam se concentrar melhor em melhorar seu moderno driver Vulkan que seria limitado para gráficos Skylake Gen9 e mais recentes.

Embora o ANV suporte Haswell e Broadwell, o suporte raramente é aprimorado e os gráficos Gen7 Haswell nunca foram oficialmente compatíveis com o Vulkan. O Ivy Bridge suporta ainda mais um estado de lixo e tem sido bastante inútil em um mundo Vulkan, desde o estado do driver até o hardware, não sendo realmente prático para a maioria dos softwares que suportam o Vulkan. Dada a idade do hardware e os engenheiros da Intel estarem extremamente ocupados trabalhando em Arc Graphics e similares, eles estão procurando colocar o suporte de gráficos Gen7 ~ Gen8 em um driver separado para não complicar seu trabalho moderno no futuro.

Ao mover o suporte IvyBridge/Haswell/Broadwell para um driver separado, seria mais fácil trabalhar nas melhorias do driver ANV avançando sem ter que se preocupar com um caminho de código frequentemente diferente para as gerações mais antigas de gráficos Intel. Também reduz o risco de regredir o antigo suporte gráfico da Intel, pois verá menos rotatividade de código agora e não há muitos testes pré-Skylake acontecendo nos dias de hoje.

Ao remover os antigos caminhos de código Gen7/Gen8 do ANV, há também a possibilidade de melhorar o desempenho para as gerações modernas, eliminando os caminhos de código mais antigos e melhorando o código com lógica simplificada atendendo apenas aos processadores gráficos Intel mais modernos.

O driver Vulkan de código aberto da Intel suporta tecnicamente os gráficos Gen7 Ivy Bridge e Haswell, mas nunca foi formalmente compatível e os caminhos de código do driver Gen7 (e Gen8) raramente são tocados. Agora é provável que seja enviado para um novo driver "HASVK", onde pode continuar descansando pacificamente dentro do Mesa.

O nome provisório para este novo driver é "HASVK", como no driver Haswell Vulkan. O suporte Gen7/Gen8 continuará a viver pacificamente no HASVK sem muita variação de código e pode ser instalado bem junto com o ANV. A Intel realmente não se concentrou em melhorias de driver pré-Skylake Vulkan (mesmo as melhorias focadas no Gen9 Skylake são raras) há anos e, portanto, na prática, isso não muda muito para aqueles que ainda usam essas antigas CPUs Intel pré-Skylake, mas tornar mais fácil para os desenvolvedores da Intel melhorar o suporte ao driver Vulkan para as gerações modernas.

Essa solicitação de mesclagem é onde está ocorrendo a discussão sobre a divisão do driver Intel Vulkan e a introdução do HASVK. Isso é melhor do que no lado do Windows, onde A Intel recentemente mudou os gráficos de processador Intel da 6ª para a 10ª geração para seu modelo legado .







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário