FERRAMENTAS LINUX: A Qualcomm publica o driver acelerador DRM "QAIC" para o Linux

terça-feira, 16 de agosto de 2022

A Qualcomm publica o driver acelerador DRM "QAIC" para o Linux

 


Confira !!

Depois que a Qualcomm anunciou seu Cloud AI 100 Accelerator em 2019, em 2020, durante os primeiros dias da pandemia , eles publicaram um driver Linux para esse acelerador. Esse driver não foi escolhido para o kernel Linux principal e, dois anos depois, ainda há pouca fanfarra em torno do hardware Qualcomm AI Cloud Accelerator. No entanto, agora eles postaram um novo driver Linux que segue a rota do driver DRM.

Os engenheiros da Qualcomm publicaram hoje um conjunto de 14 patches para implementar o suporte do Qualcomm Cloud AI Accelerator na forma de um driver Direct Rendering Manager (DRM). Os drivers Linux DRM são tradicionalmente para GPUs, mas eles têm muito em comum com o hardware AI/acelerador e é por isso que agora existem várias placas aceleradoras visando o uso do subsistema DRM. Também realimenta o debate se o kernel Linux precisa de um subsistema acelerador ou deve apenas viver dentro da área DRM . A tentativa de driver da Qualcomm em 2020 visava apenas char/misc.

Este driver QAIC DRM foi projetado para oferecer suporte à placa PCIe aceleradora Qualcomm Cloud AI para cargas de trabalho de inferência de aprendizado profundo. Este driver visa inicialmente o hardware Cloud AI 100 / AIC100 e SA9000P, sendo este último parte dos produtos Snapdragon Ride. Vários cartões Qualcomm Cloud AI podem ser usados ​​em conjunto para maior desempenho.


Os patches iniciais de "solicitação de comentários" para este novo driver de kernel do Qualcomm AI Accelerator Linux podem ser encontrados na lista de discussão dri-devel . Até o momento, ainda não vi nenhum novo patch de espaço de usuário de código aberto para a pilha Qualcomm AI 100, com a necessidade de um componente de espaço de usuário de código aberto também, se esse driver espera ser mantido.

O Qualcomm Cloud AI 100 oferece até 16 núcleos de IA, 144 MB de SRAM on-die, é fabricado em um processo de 7 nm e as placas PCIe suportam o PCIe 4.0 x8. As placas PCIe são classificadas para 400 TOPS em um TDP de 75 Watts.






Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário