Confira !!
O Debian iniciou um processo de resolução geral para solicitar uma votação de seus stakeholders sobre o que fazer com firmware não-livre.
Atualmente, o Debian não carrega firmware não-livre por padrão em seus sistemas, mesmo quando isso significa que não há suporte/aceleração de hardware funcionando sem esses elementos binários. Não carregar o firmware não livre também pode significar perder atualizações de segurança ou resolver problemas de usabilidade.
No início deste ano houve uma discussão sobre o Debian mudando sua postura de firmware de código fechado e agora está avançando no processo de resolução geral.
Até o início de setembro é o período de discussão antes da votação geral da resolução para solidificar a nova postura do Debian sobre firmware não-livre. As opções consideradas são:
Opção A - Incluir pacotes de firmware não livres na mídia de instalação oficial. Os binários de firmware normalmente seriam habilitados por padrão quando necessário para suporte de hardware, mas explore maneiras de permitir que os usuários desativem o suporte na inicialização, se desejado. O instalador do Debian ou sistema ao vivo teria um meio de informar ao usuário sobre qual firmware está carregado, seja ele livre ou não livre. Isso substituiria a mídia de instalação atual do Debian que não inclui os pacotes de firmware não-livres.
Opção B - Incluir firmware não-livre na mídia oficial ao longo de linhas semelhantes à Opção A. No entanto, a diferença é que esta opção não substituiria os conjuntos de mídia Debian atuais. Essas imagens Debian seriam imagens complementares separadas para a mídia de instalação atual que não inclui firmware não-livre.
Opção C - Fazer a mídia de instalação que contém pacotes da seção de firmware não-livre do arquivo Debian e disponibilizá-la para download junto com a mídia gratuita (software puramente livre) de forma que o usuário seja informado antes de baixar a mídia sobre a mídia gratuita opção.
Veja a página de resolução geral do Debian para as opções propostas na íntegra.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário