Confira !!
O desenvolvedor de gráficos Linux de código aberto da AMD de longa data, Marek Olšák, está de volta com algumas otimizações interessantes para o RadeonSI Gallium3D e está de olho em habilitar o threading OpenGL por padrão.
RadeonSI por anos tem suportado uma opção " glthread " para habilitar o encadeamento OpenGL executando chamadas OpenGL em um encadeamento de CPU diferente. Esse suporte de despacho OpenGL encadeado tem sido de grande ajuda para jogos vinculados à CPU, mas foi optado por substituição de variável de ambiente e por jogo. Por exemplo, o glthread com RadeonSI rendeu um aumento de ~ 30% para o Minecraft como apenas um dos muitos jogos que esse recurso do Mesa ajudou nos últimos anos.
Na semana passada, Marek abriu uma solicitação de mesclagem fornecendo "muitas limpezas, algumas melhorias na sobrecarga da CPU" para o Mesa e o código glthread. Uma observação interessante que ele fez lá foi:
Obtenho um desempenho 15% melhor com isso em um subteste de viewperf que é vinculado à CPU.
Nos últimos meses, Marek e outros desenvolvedores do AMD Mesa têm feito muito trabalho de ajuste para o SPECViewPerf e têm obtido alguns ganhos de desempenho impressionantes para esses casos de teste OpenGL de estação de trabalho, mesmo com GPUs Radeon para consumidores.
Além dessas limpezas, Marek abriu outro MR com mais correções para o código GLTHread e até mesmo o habilitando por padrão para RadeonSI. Lá ele comentou:
Estas são correções de conformidade, correções de sincronização e mudanças para permitir que glthread seja usado com todos os backends EGL (android, device, drm, wayland estavam faltando).
Esta é a primeira vez que o glthread é considerado completo, eficiente e habilitado por padrão (somente radeonsi).
Com este código pendente, o glthread do Mesa é considerado "completo" depois de muitos anos em construção. Já existe uma lista de permissões para habilitar a funcionalidade glthread para RadeonSI com muitos jogos, mas essa solicitação de mesclagem a habilitaria por padrão. Isso provavelmente ajudará vários jogos e outras cargas de trabalho de nicho que, de outra forma, não foram examinadas anteriormente para saber se o glthread seria benéfico ou não para habilitar.
Será muito interessante ver na prática como esse encadeamento OpenGL sendo ativado incondicionalmente para RadeonSI funciona e quais novas cargas de trabalho são descobertas como mais rápidas. Atualmente, essas solicitações de mesclagem ainda estão em revisão, mas esperamos que sejam mescladas a tempo para o Mesa 22.3 no próximo trimestre.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário