FERRAMENTAS LINUX: O Driver do Kernel Linux Imagination PowerVR Rogue DRM foi enviado para revisão

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

O Driver do Kernel Linux Imagination PowerVR Rogue DRM foi enviado para revisão

 

Confira !!

No início deste ano, foi o anúncio surpresa da Imagination publicando um driver PowerVR Vulkan de código aberto para o Mesa. Esse driver já foi implementado no Mesa e os desenvolvedores do Imagination continuam trabalhando para melhorar a cobertura da API Vulkan. Simultaneamente, eles estão trabalhando em um driver de kernel DRM/KMS de código aberto adequado e amigável ao upstream e esse código agora está avançado o suficiente para ser enviado para revisão inicial.

Os engenheiros da Imagination Tech enviaram seu driver DRM inicial, que é um driver de folha limpa para gráficos PowerVR. Assim como o driver Vulkan, o driver Direct Rendering Manager destina-se à arquitetura Rogue e mais recente. O hardware atualmente sendo testado e seu foco principal são as GPUs GX6250, AXE-1-16M e BXS-4-64.



Este driver Imagination PVR DRM tem suporte com fio para DMA-BUF, PRIME, objetos de sincronização DRM, espaços de endereço virtual por contexto, gerenciamento de energia, envio de trabalho de renderização, envio de trabalho de computação, recuperação de travamento de GPU e muito mais. Mas ainda há trabalho nas áreas de suporte ao processador de firmware RISC-V, detecção de travamento de GPU, escala dinâmica de tensão e frequência, envio de tarefas de transferência e muito mais.

Este driver de kernel DRM para hardware PowerVR Rogue atualmente tem apenas 32k linhas de código. O patch "solicitação de comentários" deste driver inicial sob revisão pode ser encontrado na lista de discussão do kernel .

Esta é uma ótima notícia, juntamente com o driver Vulkan em Mesa, que continua avançando. Para suporte ao OpenGL, eles pretendem usar o Zink sobre o driver Vulkan. É uma pena que a Imagination não tenha iniciado o código aberto e o upstream de seu trabalho de driver anos atrás, quando os gráficos PowerVR eram muito populares entre os Arm SoCs ...











Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário