FERRAMENTAS LINUX: As Ferramentas Perf do Kernel inux 6.0 estão prontas para o AMD Zen 4 IBS

sábado, 6 de agosto de 2022

As Ferramentas Perf do Kernel inux 6.0 estão prontas para o AMD Zen 4 IBS

 Confira !!

No início deste ano, a AMD começou a postar patches de kernel do Linux para as extensões Instruction Based Sampling (IBS) que vêm com processadores Zen 4 . Com o Kernel Linux 5.19 , as extensões do Zen 4 IBS chegaram, enquanto agora com o Kernel Linux 6.0 as ferramentas de perf foram atualizadas para lidar com o Zen 4 IBS.

Foram enviados na quinta-feira para a janela de mesclagem do Kernel Linux 6.0 as mudanças nas ferramentas de desempenho . Notável entre as atualizações de ferramentas é o suporte ao Zen 4 IBS:

Adicione suporte para os novos recursos  do AMD IBS (Instruction Based Sampling):

Com as extensões DataSrc, a fonte de dados pode ser decodificada entre:

- L3 local ou outro L1/L2 em CCX.

- Um cache de peer em um CCX próximo.

- Dados retornados da DRAM.

- Um cache de peer em um CCX distante.

- Mapa de endereços DRAM com conjunto de bits "longa latência".

- Dados retornados de MMIO/Config/PCI/APIC.

- Memória de Extensão (S-Link, GenZ, etc - identificada pelo alvo CS e/ou mapa de endereços à escolha do DF).

- Memória do Peer Agent.

Além de preparar as ferramentas perf para a amostragem baseada em instruções do Zen 4, outras atualizações de ferramentas, incluindo uma nova subferramenta "perf lock contention", uma ferramenta "perf kwork" para rastrear as propriedades de tempo do trabalho do kernel, suporte ao rastreamento de hardware com Intel PT em VMs convidadas , o arquivo JSON do Intel Meteor Lake para eventos perf foi adicionado, vários aprimoramentos do sistema híbrido e outras alterações menores.

Conforme relatado em vários artigos ao longo de muitos meses, os engenheiros da AMD estiveram muito ocupados preparando o suporte do Zen 4 Linux para o dia do lançamento. Parece que eles têm todas as suas bases cobertas agora, além de algum código de driver de áudio atrasado e agora estão trabalhando em alguns dos outros recursos "bom ter", mas não obrigatórios, como em torno dessa integração de desempenho IBS. Veremos em breve como os processadores AMD Ryzen Zen 4 funcionam no Linux.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário