Confira !!
Richard Hughes como o desenvolvedor líder do Linux Vendor Firmware Service (LVFS) e Fwupd na Red Hat anunciou o lançamento esta manhã do Fwupd 1.8.4 como uma boa atualização para este utilitário de atualização de firmware de código aberto. O Fwupd 1.8.4 não apenas adiciona suporte para alguns novos hardwares e correções, mas também começa a adicionar a infraestrutura para facilitar as alterações do BIOS no sistema a partir do Linux.
O Fwupd 1.8.4 adiciona o suporte inicial para modificar as configurações do BIOS com a ferramenta fwupdmgr no Linux. Este suporte à modificação do BIOS depende do sistema que suporta a API de atributos de firmware do kernel Linux. Selecione sistemas tão distantes como Dell e Lenovo com o driver Think-LMI o suporte para esta API do kernel está para permitir a alteração das configurações do BIOS.
O Fwupd suporta comandos como fwupdmgr get-bios-setting para ler as configurações do BIOS em torno de WakeOnLAN, CStateSupport, AMD Memory Guard, SMT, NUMA, IOMMU, modo RAID NVMe e dezenas de outras configurações comuns do BIOS. Obviamente, cabe ao sistema subjacente suportar essas configurações para que elas sejam expostas para leitura/configuração. O fwupdmgr set-bios-setting SETTING VALUEO formato pode ser usado para aplicar novas configurações do BIOS. A ferramenta fwupdmgr também oferece suporte a um modo JSON se desejar interagir com essa manipulação de configuração do BIOS de maneira automatizada. Também há suporte no Fwupd 1.8.4 para poder carregar uma política de configurações do BIOS padrão da máquina. Mais detalhes sobre essa integração inicial das configurações do BIOS do Fwupd podem ser encontrados nesta documentação .
Essa manipulação de configuração do BIOS pelo Fwupd é parte de um esforço mais amplo para manipulação de "Segurança de dispositivo" do GNOME/Linux no Linux . Enquanto agora o GNOME Control Center expõe vários detalhes sobre o estado de segurança do sistema, o objetivo de longo prazo é ser capaz de corrigir algumas das configurações do BIOS menos que ideais para o usuário, se desejado. Isso permitiria que isso fosse feito com a permissão do usuário de maneira automatizada, sem ter que orientá-lo a entrar na tela de configuração do BIOS e alternar os próprios valores.
O Fwupd 1.8.4 também possui uma variedade de correções de bugs, como agora detectar corretamente o CET Indirect Branch Tracking (IBT), corrigindo a aplicação da atualização mais recente do DBX e outras correções aleatórias.
O novo suporte de hardware no Fwupd 1.8.4 inclui suporte a touchpads Elan não HID, Google Prism, LabTop Mk III, ThinkPad Thunderbolt 4 Dock e ThinkPad Universal Smart Dock.
Os downloads e mais detalhes sobre o Fwupd 1.8.4 via GitHub .
Os detalhes adicionais sobre as alterações do Fwupd 1.8.4 também podem ser encontrados neste post do blog Richard Hughes da Red Hat.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário