FERRAMENTAS LINUX: O Laptop Lenovo Yoga C630 Snapdragon com novas melhorias no Linux

terça-feira, 16 de agosto de 2022

O Laptop Lenovo Yoga C630 Snapdragon com novas melhorias no Linux

 

Confira !!

Quando se trata de laptops Linux on Arm, o entusiasmo recente tem sido o trabalho de portabilidade do Asahi Linux para os MacBooks Apple M2 e o Kernel Linux 6.0 que suportam o Qualcomm Snapdragon 8cx Gen3 e o principal laptop Lenovo ThinkPad X13s Arm. Lançado há alguns anos, porém, foi o Lenovo Yoga C630 equipado com um Qualcomm Snapdragon 850 e, agora, graças ao trabalho de Linaro, o laptop Arm mais antigo está vendo melhorias no suporte ao Linux.

Foi lançado há três anos, o laptop Lenovo Yoga C630 equipado com um SoC Qualcomm Snapdragon 850 e com 8 GB de RAM, SSD de 128 GB e executando o Windows 10 for Arm.


Voltando a 2019, houve um interesse inicial e trabalho de portabilidade para o Linux no Yoga C630 e o dispositivo teve melhorias com kernels mais recentes .

Mas com laptops Arm mais novos e poderosos desde então, o Yoga C630 não atraiu tanta atenção nos últimos tempos. Na semana passada, Bjorn Andersson com Linaro postou um driver de controlador incorporado (EC) para o Yoga C630. Este novo driver EC desenvolvido pela Linaro permite fornecer status AC/bateria, manuseio de modo alternativo USB Type-C para DisplayPort e tarefas EC relacionadas.

Devido ao hardware ser bugado/peculiar, foi necessário algum esforço para obter esse suporte no Linux. Bjorn Andersson explicou:

O Yoga C630 é fornecido com o Windows, onde essas operações são implementadas principalmente em ACPI, mas devido a vários problemas com a representação de hardware nele, não é possível executar o Linux com essas informações. Como tal, esta é uma reimplementação de melhor esforço dessas operações, com base no mapa de registro expresso em ACPI e uma quantidade razoável de tentativa e erro.

O novo driver está agora em análise , pois chega à linha principal alguns anos após o lançamento.

O Lenovo Yoga C630 não é mais produzido, mas se você encontrar um em uma lixeira ou tiver um coletando poeira em uma gaveta, seu suporte ao Linux continua sendo aprimorado para este laptop Snapdragon inicial.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário