FERRAMENTAS LINUX: O suporte do Meteor Lake chega ao compilador de gráficos Intel "IGC"

domingo, 21 de agosto de 2022

O suporte do Meteor Lake chega ao compilador de gráficos Intel "IGC"

 

Confira !!

O lançamento do Linux de código aberto da Intel para o Meteor Lake continua. Os últimos patches de código aberto na frente do Meteor Lake são para as alterações do Intel Graphics Compiler (IGC) para esses gráficos de CPU de 14ª geração.

Incorporado ao IGC esta semana está o suporte do Meteor Lake para os gráficos integrados. IGC é o compilador gráfico usado pelo Compute Runtime de código aberto da Intel para suporte a OpenCL e Level Zero. O IGC também é usado pelo driver gráfico do Windows da Intel. Também ouvimos falar da Intel no passado, pelo menos, explorando o possível uso do IGC em seus drivers Mesa, mas por enquanto o IGC não é usado no Linux por seus drivers OpenGL ou Vulkan, mas apenas pela pilha de computação.

De qualquer forma, o suporte do Meteor Lake dentro do IGC chegou em sua forma inicial. Não é muito empolgante e, em grande parte, usa os mesmos caminhos de código que o Intel DG2 existente do ponto de vista do compilador / conjunto de instruções.

Isso é o mesmo que relatei anteriormente com os gráficos do Meteor Lake com recursos semelhantes ao DG2/Alchemist, inclusive para rastreamento de raio de hardware e outros recursos no nível do Alchemist, embora reduzidos com menos unidades de execução e similares em comparação com o processadores gráficos discretos.

No lado do kernel, o suporte ao Meteor Lake começou no Linux 6.0 com alguns bits de plataforma iniciais adicionados, mas espera-se que muito mais do trabalho de habilitação para os gráficos do Meteor Lake seja mesclado para o Linux 6.1. O trabalho do driver Mesa Iris Gallium3D OpenGL e ANV Vulkan também está em andamento. Espere que outros patches do Meteor Lake Linux continuem chegando nas próximas semanas / meses, incluindo mais sobre a "Unidade de processamento versátil" do Meteor Lake .


É ótimo ver a Intel continuando suas tradições de código aberto de lançar esse código mais cedo, basicamente um ano ou mais antes do lançamento real do produto para essas CPUs de 14ª geração, para que haja tempo suficiente para o suporte ser upstream e aparecer em principais distribuições Linux antes do dia do lançamento.






Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário