Desde que o OpenPrinting assumiu o upstream do CUPS da Apple, esse servidor de impressão de código aberto amplamente usado voltou a ter um futuro vibrante. O desenvolvimento do CUPS cessou na Apple e não havia muita coisa acontecendo até o ano passado, quando o fundador do CUPS, Michael Sweet, e a OpenPrinting deram nova vida ao projeto.
Desde então, eles estão trabalhando na atualização de recursos do CUPS 2.5 e na grande revisão do CUPS 3.0 . Michael Sweet foi à Linux Plumbers Conference esta semana para reafirmar o trabalho no CUPS 3.0 e na atualização 2.5 de curto prazo. O CUPS 2.5 continua trabalhando no suporte OAuth2/OpenID, melhorias de localização, gerenciamento aprimorado de certificados e outros recursos.
Como está agora, o CUPS 2.5 deve ser lançado em maio, enquanto beta(s) e release candidate(s) chegarão nos primeiros meses de 2023. Enquanto isso, os desenvolvedores estão olhando para setembro de 2023 para quando o CUPS 3.0 deve atingir a sua fase beta .
O CUPS 3.0 é uma grande reformulação da arquitetura com o afastamento dos arquivos PPD e apenas contando com o IPP Everywhere, separando a impressão local do suporte à impressão em rede e várias outras melhorias de design.
O CUPS Local Server com CUPS 3.0 é um grande aprimoramento, pois não é mais necessário executar um servidor de rede/compartilhamento CUPS completo com interface de usuário da web para esta solução de impressão Linux. O servidor de compartilhamento ainda estará disponível e será mantido para aqueles que desejam esse suporte de compartilhamento/rede. A biblioteca CUPS 3.0 também está removendo várias APIs obsoletas existentes, várias alterações de comando e outras melhorias.
Para aqueles que desejam aprender mais sobre o planejamento do CUPS 3.0 (e 2.5) e outros acontecimentos de impressão de código aberto, há o deck de slides (PDF) de Sweet, bem como outras apresentações relacionadas ao OpenPrinting da página da microconferência LPC .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário