FERRAMENTAS LINUX: O Driver Mesa RADV adiciona o suporte ao Radeon Raytracing Analyzer

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

O Driver Mesa RADV adiciona o suporte ao Radeon Raytracing Analyzer

 

Confira !!

O driver Radeon Vulkan da Mesa "RADV" adicionou o suporte para compatibilidade com o Radeon Raytracing Analyzer da GPUOpen.

O Radeon Raytracing Analyzer (RRA) foi anunciado neste verão para ajudar a analisar cargas de trabalho do radeon ray-tracing no Windows e no Linux com Direct3D 12 e Vulkan. O Radeon Raytracing Analyzer pode ser usado para diagnosticar problemas de desempenho e fazer outros aprimoramentos para cargas de trabalho com rastreamento de raio. A intenção é que os desenvolvedores de jogos e aplicativos/motores possam otimizar melhor suas cargas de trabalho de rastreamento de raios Vulkan/DirectX para uso em GPUs AMD Radeon.

AMD/GPUOpen Radeon Raytracing Analyzer

Até agora, o Radeon Raytracing Analyzer é compatível com os drivers oficiais do software Radeon da AMD no Windows e no Linux. Esta semana foi adicionado suporte ao driver Mesa RADV para compatibilidade com o RRA.


Este MR que chegou ao Mesa 22.3 permite suporte para rastreamentos do Radeon Raytracing Analyzer com este driver Vulkan de código aberto. Adicionar este suporte RRA não oficial foi complicado pelo fato de que, ao contrário deste software estar sob o guarda-chuva "GPUOpen" e anunciar uma licença do MIT, nenhum código-fonte ainda não foi lançado. Portanto, este suporte RADV RRA trabalhado pelo desenvolvedor independente Friedrich Vock envolveu alguma engenharia reversa:

Isso adiciona uma pequena sobrecarga quando o rastreamento RRA está ativado (cerca de 5% com Quake 2 RTX no meu 6700XT nas configurações mais baixas com uma janela pequena, 190FPS -> 180FPS).

Salvar as estruturas de aceleração capturadas no arquivo não produziu nenhum impacto significativo nos tempos de quadro.

Todas as informações sobre o formato de arquivo RRA e suas estruturas de dados foram submetidas à engenharia reversa do binário RRA, portanto, há muitos "não usados" ou "reservados" flutuando. O README do RRA o observa como sendo "licenciado pelo MIT", então espero que o código-fonte seja lançado para que eles possam ser limpos.

Procure este suporte RRA na versão Mesa 22.3 do próximo trimestre .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário