Ontem, chegando no mesmo dia do lançamento do Ubuntu 22.10, Theo de Raadt lançou o OpenBSD 7.2 como a versão mais recente deste popular sistema operacional BSD.
O mais notável com o OpenBSD 7.2 é que ele agora suporta os processadores de servidor Ampere Altra Arm. Após o grande sucesso do Ampere Altra no Linux e o sucesso do Altra / Altra Max no mercado, sendo escolhido por vários provedores de serviços de nuvem pública e outras organizações, os vários BSDs estão trabalhando no suporte do Ampere Altra. O OpenBSD 7.2 também contém o suporte inicial para os SoCs M2 da Apple com o trabalho de engenharia reversa e escrita de drivers indo de mãos dadas com o trabalho que está sendo feito pelos desenvolvedores do Linux também no suporte do M1/M2 da Apple. Completando o emocionante trabalho de habilitação do Arm no OpenBSD 7.2, está recebendo o suporte inicial para o laptop Lenovo ThinkPad X13s Arm e outros hardwares que usam o SoC Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 3 de ponta.
Além dos alvos Apple M2 e Ampere Altra terem suporte inicial, algumas das outras mudanças do OpenBSD 7.2 incluem:
- Várias melhorias no kernel SMP diferentes.
- Novos drivers de hardware para vários blocos ASICs / IP da Apple, Qualcomm, SiFive, StarFive e Allwinner.
- Suporte para chipsets WiFi Intel AX210 / AX211.
- A separação de privilégios foi adicionada a mais componentes juntamente com uma variedade de outras melhorias de segurança.
- Atualizar o suporte do driver de vídeo DRM em relação ao Linux 5.15.69 e também habilitar o suporte do driver Intel DRM para Alder Lake e Raptor Lake.
- Suporte para até 256 núcleos de CPU para builds OpenBSD ARM64.
- Várias melhorias de escala de frequência da CPU.
- Ativação do kstat no kernel que exporta estatísticas do kernel para serem lidas pelo utilitário kstat.
Downloads e mais detalhes sobre todas as mudanças com o OpenBSD 7.2 podem ser encontrados em OpenBSD.org .
Até a próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário