Em setembro, havia um grande conjunto de patches trabalhando em classes de tarefas para as CPUs híbridas e implementando de maneira mais adequada o Intel Thread Director para Linux. Este trabalho para melhorar o desempenho/eficiência das modernas CPUs Intel Core com uma mistura de núcleos P e E já passou do estágio de "solicitação de comentários" com uma nova série de patches enviada na segunda-feira.
O engenheiro da Intel, Ricardo Neri, enviou o novo conjunto de 22 patches ontem. Dado que esta proposta anterior sobre a introdução de classes IPC para balanceamento de carga não recebeu nenhuma objeção forte, ele abandonou a tag request for comments (RFC) com a esperança de que este trabalho finalmente funcione no kernel da linha principal.
Como um lembrete do que se trata este trabalho, dos patches RFC anteriores:
Em processadores híbridos, as propriedades de microarquitetura dos diferentes tipos de CPUs fazem com que tenham diferentes capacidades de instrução por ciclo (IPC). O IPC pode ser maior em algumas CPUs para obter instruções avançadas.
...
O balanceador de carga pode descobrir o uso de instruções avançadas e preferir CPUs com IPC mais alto para tarefas que executam essas instruções.
O hardware é livre para particionar seu conjunto de instruções em um número arbitrário de classes. Ele deve fornecer um mecanismo que identifique a classe da tarefa atualmente em execução e informe ao kernel sobre o desempenho de cada classe de tarefa em cada tipo de CPU.
Este patchset introduz o conceito de classes de tarefas, propõe as interfaces que o hardware precisa implementar e propõe alterações no balanceador de carga para aproveitar essas informações extras em combinação com o empacotamento assimétrico.
Este patchset inclui uma implementação completa para processadores híbridos Intel usando a tecnologia Intel Thread Director.
Desde que os patches originais foram postados, várias melhorias de código foram feitas decorrentes da revisão e teste de código. A opção CONFIG_SCHED_TASK_CLASSES foi renomeada para CONFIG_IPC_CLASSES como um item que vale a pena mencionar. Esta série de patches também elimina o botão CONFIG_INTEL_THREAD_DIRECTOR. Mas o restante das alterações são principalmente alterações de baixo nível para colocar esse código em forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário