Além do driver "HWMON" de monitoramento de hardware Ampere SMpro relatado anteriormente para o Kernel Linux 6.2, também há pelo menos dois outros drivers para o conjunto de coprocessadores do Ampere a serem introduzidos com esta próxima versão do kernel.
O SMpro da Ampere é um processador de controle de sistema que usa um processador Arm Cortex-M3 rodando até 400MHz e lida com a interface com o BMC, tratamento de erros, inicialização do sistema, detecção de falha de energia e outras tarefas. O SMpro é encontrado começando com os atuais processadores de servidor Ampere Altra da Ampere Computing e presumivelmente com seus próximos processadores AmpereOne. O driver Ampere SMpro HWMON relatado anteriormente permite que as informações de temperatura, energia, voltagens e corrente deste coprocessador sejam expostas ao espaço do usuário do Linux.
Além do driver HWMON, há o driver smpro-misc agora na fila para introdução no Kernel Linux 6.2. O driver misc Ampere SMpro é usado para relatar várias informações do coprocessador. Este driver pode relatar o status de inicialização e outras informações. De algum interesse, também permite definir o limite de energia do SoC. Através de /sys/bus/platform/devices/smpro-misc*/soc_power_limit , o limite de energia SoC para processadores Ampere pode ser definido, bem como a leitura do limite de energia atual. O controle soc_power_limit permite manipular a faixa de 120 Watts até o limite máximo de potência do soquete TDP.
O outro novo driver é smpro-error. Este driver smpro-error é usado para monitoramento e relatórios de erros. Este driver comunicará erros relacionados ao RAS do coprocessador Os drivers smpro-misc e smpro-error foram selecionados na semana passada por Greg Kroah-Hartman em sua ramificação char-misc-next antes da próxima janela de mesclagem do Kernel Linux 6.2 em Dezembro.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário