Um patch foi mesclado ontem ao Mesa 23.0 como parte do esforço para criar os drivers Intel OpenGL e Vulkan Linux para arquiteturas não x86/x86_64. Isso faz parte do esforço contínuo para permitir que as GPUs discretas da Intel funcionem eventualmente em sistemas como AArch64, POWER e RISC-V.
Como parte de um esforço que remonta meses, houve um trabalho de driver Intel Linux para as builds em arquiteturas não-x86 . Houve algum trabalho acontecendo com seu driver de kernel enquanto a fusão hoje era o suporte para a construção de seus drivers de código aberto OpenGL e Vulkan para CPUs não x86.
Embora a maioria dos drivers gráficos Linux de código aberto funcione muito bem em arquiteturas de CPU, graças à natureza do código aberto e à comunidade Linux, no caso da pilha de drivers gráficos da Intel, eles tradicionalmente não precisavam se preocupar com suporte não-x86. Durante anos fornecendo suporte a gráficos integrados, eles estavam obviamente vinculados a suas CPUs x86/x86_64. Mas agora que eles estão no jogo GPU discreto com Arc Graphics e sua Ponte Vecchio / Max Series, é um jogo totalmente diferente. Com a possibilidade de instalar uma GPU Intel discreta em um servidor ARM64, área de trabalho RISC-V, área de trabalho POWER9 libre, etc., seus drivers gráficos precisam abordar os ismos x86 que se acumularam em sua base de código ao longo dos anos.
A etapa mais recente dessa missão foi adicionar ontem o "SUPPORT_INTEL_INTEGRATED_GPUS" ao código Mesa para os drivers Iris Gallium3D e ANV Vulkan. Isso permite remover o código do driver gráfico integrado e deixar apenas o suporte discreto à GPU.
O problema de deixar o suporte do driver gráfico integrado presente para compilações não x86 que, além de não ser usado/impossível, o código do driver requer explicitamente a instrução Intel x86/x86_64 CLFLUSH para limpar as linhas de cache. Portanto, adicionando "SUPPORT_INTEL_INTEGRATED_GPUS" com a capacidade de desativar o suporte iGPU, esses bits de código CLFLUSH não são criados para sistemas não x86 e, assim, evitam as falhas de compilação.
O código fazia parte desta solicitação de mesclagem agora no Mesa 23.0. Embora seja suficiente para obter os drivers Intel Mesa criados para destinos não x86, ele não necessariamente será executado ainda. Ainda há o restante da compatibilidade do driver do kernel e, por sua vez, outras alterações adicionais do driver do Mesa podem ser necessárias para o suporte de tempo de execução em outras arquiteturas. O MR simplesmente comentou: " Apenas corrigindo a compilação, mais alterações podem ser necessárias. Também é necessário suporte ao kernel i915. "
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário