FERRAMENTAS LINUX: O FFmpeg lança o suporte para a codificação NVIDIA NVENC AV1

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

O FFmpeg lança o suporte para a codificação NVIDIA NVENC AV1


Juntamente com o OBS Studio que adiciona o suporte NVENC AV1 para desfrutar de codificação de vídeo AV1 acelerada por GPU com as GPUs da série GeForce RTX 40, a biblioteca FFmpeg amplamente usada fundiu seu suporte para codificação de vídeo NVIDIA NVENC AV1.

Com a Intel Arc Graphics, a série AMD Radeon RX 7000 e a série NVIDIA GeForce RTX 40, agora há codificação AV1 acelerada por GPU amplamente disponível para este codec de vídeo cada vez mais popular e isento de royalties. No caso do novo suporte da série NVIDIA GeForce RTX 40, o FFmpeg neste fim de semana conseguiu seu suporte para fazer uso do NVENC AV1.

NVIDIA Ada Lovelace possui suporte para codificação AV1.


Timo Rothenpieler fundiu o suporte de codificação NVENC AV1 e resumiu como:

O codificador parece estar trocando golpes com hevc_nvenc. Em termos de qualidade em configurações cbr de baixa taxa de bits, parece até superá-lo. Produz menos artefatos e os que produz são menos chocantes para minha percepção.

Em taxas de bits mais altas, tive dificuldade em encontrar diferenças entre os dois codificadores em termos de qualidade visual subjetiva.

Usando a predefinição 'lenta', av1_nvenc superou hevc_nvenc em termos de velocidade de codificação em 75% a 100% durante a execução dos testes acima.

Escusado será dizer que sempre superou massivamente o h264_nvenc em termos de qualidade para uma determinada taxa de bits, além de ser um pouco mais rápido.

Até agora, apenas a GeForce RTX 4090 cara, grande e com alto consumo de energia está disponível, enquanto a GeForce RTX 4080 é a próxima a ser lançada. Com o tempo, as GPUs RTX 40 mais baratas e gerenciáveis ​​estarão disponíveis.







Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário