Voltando ao final de 2020 , os engenheiros de código aberto/Linux da Intel têm trabalhado na ativação do Linear Address Masking "LAM" para esse recurso que vem com processadores futuros. Com o próximo Kernel Linux 6.2, a habilitação do lado do kernel para Intel LAM parece estar finalmente concluída.
O Intel Linear Address Masking (LAM) permite que o software use bits de endereço não traduzidos de endereços lineares de 64 bits para metadados. Os endereços lineares usam 48 bits (paginação de 4 níveis) ou 57 bits (paginação de 5 níveis), enquanto o LAM permite que o espaço restante dos endereços lineares de 64 bits seja usado para metadados.
A Intel descreveu o Linear Address Masking desde 2020 em seu manual de referência de programação, mas até agora só reconheceu que vem com processadores "futuros". Até agora, não vi a Intel indicar explicitamente se os próximos processadores Sapphire Rapids Xeon suportarão LAM ou não.
Nos últimos meses, a Intel revisou os seus patches do kernel LAM para todas as alterações no kernel para oferecer suporte ao Linear Address Masking, além dos patches do lado do compilador e outros trabalhos do ecossistema de software.
Nenhum comentário:
Postar um comentário