FERRAMENTAS LINUX: O Mold 1.7 foi lançado, mas pode ser necessário alterar a licença do software se o financiamento não for garantido

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

O Mold 1.7 foi lançado, mas pode ser necessário alterar a licença do software se o financiamento não for garantido

 


O Mold é o vinculador moderno, de alto desempenho e de código aberto, assumindo por grupos como LLVM LLD e GNU Gold. O Mold 1.7 foi lançado como a atualização mais recente para este vinculador muito promissor , mas infelizmente o desenvolvedor líder está avaliando uma mudança de licença. Devido a ainda perder dinheiro trabalhando em tempo integral, ele pode ser forçado a alterar a licença do software sem obter financiamento sustentável.


Como infelizmente é um desafio muito comum no mundo de código aberto para projetos de software livre não apoiados por grandes corporações: o desenvolvedor líder tem trabalhado no projeto em tempo integral e aproveitando seus próprios recursos e pedaços de financiamento da comunidade, mas neste ponto está provando ser um esforço insustentável. Rui Ueyama está, infelizmente, considerando uma mudança de licença de software em que o uso do Mold continuaria a ser gratuito/código aberto para uso pessoal, mas não seria o caso para usuários corporativos.

Rui escreveu no anúncio de lançamento do Mold 1.7:

Gostaria de informar aos usuários que estou pensando seriamente em mudar a licença do molde de AGPL para uma licença disponível na fonte, a menos que eu assegure um grande financiamento. A nova licença seria algo como indivíduos podem usá-lo gratuitamente, mas os usuários corporativos têm que pagar. molde começou como meu projeto pessoal, e tenho trabalhado nisso em tempo integral por dois anos até agora. Eu pensei que poderia ganhar uma renda confortável se o molde se tornasse popular, mas infelizmente ainda estou perdendo meu dinheiro. Acho que preciso tomar uma ação para tornar o projeto sustentável a longo prazo.

Rui passou a anotar no seu Google Doc :

É até um pouco irônico que várias grandes empresas me perguntaram quando o molde/macOS estaria disponível, já que eles queriam usá-lo para seus negócios multibilionários. Mas nenhum deles me deu apoio financeiro.

Um grande obstáculo para obter apoio financeiro é que a maioria das empresas não tem um processo interno para começar a financiar um projeto de código aberto. Se eles precisam comprar uma licença, tudo bem, isso faz parte de seus negócios habituais. Mas apoiar (ou dar dinheiro para) software "livre" é quase impossível. Isso levanta muitas questões em todos os níveis de gestão. Qual é o item contábil para o qual ele deve ser categorizado? Existe alguma implicação legal? Quem pode aprová-lo em primeiro lugar? E por último, mas não menos importante, por que eles precisam fazer isso se está disponível gratuitamente?

Tenho tentado estabelecer um negócio baseado na venda de apoio e na obtenção de apoio financeiro. Mas preciso admitir que não está indo bem como eu esperava.

Infelizmente, esse é um problema muito comum no mundo de código aberto por desenvolvedores não apoiados por empresas.

Quanto ao lançamento do Mold 1.7, este vinculador agora adicionou suporte para a arquitetura do processador Motorola 68000 "m68k". O Mold 1.7 também corrige problemas ao usar o otimizador LLVM BOLT do Facebook e outras correções.

Mais detalhes sobre o lançamento do Mold 1.7 via GitHub .







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário