FERRAMENTAS LINUX: Os Patches de otimização baseados em arquivo UFS para o Linux: Foi abatido como uma "loucura completa e total"

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Os Patches de otimização baseados em arquivo UFS para o Linux: Foi abatido como uma "loucura completa e total"


A JEDEC recentemente delineou uma extensão para Universal Flash Storage (UFS) para Otimizações Baseadas em Arquivos (FBO) para melhorar o desempenho dos dispositivos UFS. Um engenheiro da Xiaomi enviou um conjunto de patches do kernel Linux para implementar o UFS FBO em nome de um melhor desempenho, mas com rejeição quase imediata por um mantenedor veterano do kernel Linux.

JEDEC publicou a especificação de extensão UFS FBO em agosto. O UFS FBO visa lidar com o desempenho do dispositivo potencialmente deteriorado ao longo do tempo por meio da desfragmentação física dos intervalos LBA associados a arquivos específicos. A especificação FBO está descrita em JEDEC.org .

Foi enviado no dia 2 um conjunto de patches que implementam as Otimizações Baseadas em Arquivo UFS, onde foi resumido com os novos requisitos de host para o recurso:

Esse recurso espera a seguinte caixa de diálogo host-dispositivo:

1) O host informa o dispositivo sobre o(s) intervalo(s) lba de interesse. Esses intervalos são normalmente associados a um arquivo específico. Pode-se obtê-lo a partir do iNode do arquivo e alguns cálculos de deslocamento.

2) O host solicita ao dispositivo o nível de fragmentação física atual deste arquivo.

3) Caso seja necessário, o host instrui o dispositivo a realizar a desfragmentação.

4) Após o término bem-sucedido da fase de desfragmentação, o host pode solicitar o novo nível de fragmentação do arquivo.


Mas a noção de que o sistema host precisa informar ao dispositivo sobre intervalos de LBA específicos para arquivos pode ser mal concebida. Desenvolvedor de kernel Linux de longa data - e mantenedor de várias áreas do kernel - Christoph Hellwig quase imediatamente comentou :

Isso é uma loucura completa e absoluta. Arquivos são um conceito lógico, que não é exclusivo (reflinks, snapshot) e pode ser alterado a qualquer momento (desfragmentação, GC, dedup). Quem inventou esse esquema está no crack e não tem nada a ver com o kernel Linux.


NAK.

Então, como está agora, esses quatro patches do UFS Linux para o suporte à Otimização Baseada em Arquivos podem ter dificuldades para serem implementados.








Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário