Foi apenas na semana passada que a Qualcomm revelou o carro-chefe Snapdragon 8 Gen 2 SoC e graças ao seu trabalho com os engenheiros da Linaro, já existem patches em revisão para habilitar este chipset Snapdragon de ponta para o kernel Linux principal.
O Snapdragon 8 Gen 1 recebeu suporte de kernel Linux de linha principal oportuna e agora para o Snapdragon 8 Gen 2 é muito emocionante que na semana passada os engenheiros da Linaro/Qualcomm começaram a postar patches já para revisão para trabalhar no suporte de linha principal de código aberto para este high-end SoC para aparecer em telefones Android de próxima geração.
Claro, não é totalmente inesperado, dado que o Google/Android pressiona por mais suporte principal/upstream e isso se baseia em muito trabalho fundamental ao longo dos anos, mas é fabuloso ver que, poucos dias após o anúncio da nova plataforma, já existem patches principais sendo publicado publicamente. É muito melhor do que os tempos dos kernels dos fornecedores e, muitas vezes, períodos de tempo significativos antes que novos SoCs fossem anunciados e recebessem suporte principal - e ainda assim, infelizmente, para alguns fornecedores de SoC.
Linaro publicou esta semana uma postagem no blog sobre seu trabalho oportuno na habilitação do Snapdragon 8 Gen 2. Os patches até agora incluem suporte à CPU Kryo (incluindo gerenciamento de energia / DVFS), suporte básico do sistema, E/S de baixa velocidade, armazenamento de alta densidade, periféricos de alta velocidade como PCIe e USB e os bits Qualcomm Hexagon para áudio/sensores /compute/modem.
Com esses patches já é possível começar a rodar o Android Open-Source Project (AOSP) na plataforma de desenvolvimento Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
Os patches de acompanhamento são esperados em breve para resolver a funcionalidade de exibição, áudio e modem. E em pouco tempo todos esses patches devem funcionar no kernel da linha principal.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário