FERRAMENTAS LINUX: As alterações gráficas do Kernel Linux 6.2: Intel Arc Graphics estável, aceleração inicia do lNVIDIA RTX 30

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

As alterações gráficas do Kernel Linux 6.2: Intel Arc Graphics estável, aceleração inicia do lNVIDIA RTX 30

 


As alterações do driver de vídeo/gráficos de kernel de código aberto do Direct Rendering Manager (DRM) do Linux 6.2 foram mescladas com algumas adições de recursos notáveis ​​para os usuários neste ciclo.

Em primeiro lugar, os Intel Arc Graphics (DG2/Alchemist) não são mais experimentais . Em kernels anteriores, a opção i915.force_probe= era necessária para forçar a habilitação do suporte de hardware "experimental". Mas com o Linux 6.2 em diante, o suporte ao processador gráfico discreto DG2/Alchemist é considerado estável o suficiente para tê-lo ativado por padrão e pronto para uso do usuário final. Se estiver executando Linux 6.2+ e Mesa 22.3+, você está em boa forma para aproveitar o Arc Graphics no topo da pilha de drivers de código aberto.

A outra grande mudança nos drivers gráficos do kernel com o Linux 6.2 é o suporte inicial acelerado RTX 30 "Ampere" . Sim, RTX 30 e não a geração atual da série RTX 40... Esta aceleração da série RTX 30 com Nouveau depende do firmware somente binário NVIDIA publicado meses atrás e o Nouveau Gallium3D tem o suporte OpenGL inicial no Mesa .

O código da série RTX 30 e o upstream Nouveau ainda não usam o NVIDIA GPU System Processor (GSP) e, portanto, ainda estão sujeitos às limitações de reclocking conhecidas há anos. Portanto, embora haja o suporte acelerado inicial da série RTX 30 no Linux 6.2, espere que seja muito lento - os benchmarks virão.

No lado do driver AMDGPU, eles continuaram trabalhando para habilitar novos blocos de IP para futuras GPUs/APUs. Há também o suporte de exibição segura DCN2.1, correções para criar o código de exibição DCN em AArch64 e outras melhorias de baixo nível.

Enquanto isso, os engenheiros da Intel continuaram trabalhando na habilitação de gráficos do Meteor Lake, várias correções e outras melhorias.

A lista completa de patches de recursos de driver DRM para o Kernel Linux 6.2 pode ser encontrada por meio da solicitação de pull que a partir desta tarde já foi mesclado.






Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário