Enquanto o Kernel Linux 6.1 fundiu a infraestrutura incial do Rust, nesta versão do kernel definida para ser lançada como estável hoje, não há nenhuma funcionalidade baseada em Rust para usuários finais. Com v6.1 é apenas parte do código inicial para construir o suporte à linguagem de programação Rust e continua assim para o Kernel Linux 6.2. A solicitação pull de mais habilitação do Rust já foi enviada para a janela de mesclagem do Linux 6.2.
Miguel Ojeda já enviou o pull request do novo código Rust para o Kernel Linux 6.2. O código Rust para o Kernel Linux 6.2 continua construindo mais funcionalidades nesta linguagem de programação para que possa ser mais útil para desenvolvedores do kernel. Essa atração é apenas um trabalho de infraestrutura e ainda não apresenta nenhum novo driver de hardware escrito em Rust ou algo semelhante.
As mudanças Rust resumidas por Ojeda para o Kernelo Kernel Linux 6.2 incluem:
- String e formatação: novos tipos `CString`, `CStr`, `BStr` e `Formatter`; novas macros `c_str!`, `b_str!` e `fmt!`.
- Erros: o restante dos códigos de erro de `errno-base.h`, bem como algumas implementações de características `From` para o tipo `Error`.
- Impressão: o restante dos níveis `pr_*!` e a continuação `pr_cont!`, bem como uma nova amostra.
- `alloc` crate: novos construtores `try_with_capacity()` e `try_with_capacity_in()` para `RawVec` e `Vec`.
- Macros processuais: novas macros `#[vtable]` e `concat_idents!`, bem como melhor ergonomia para os usuários do `module!`.
- Asserting: novas macros `static_assert!`, `build_error!` e `build_assert!`, bem como uma nova caixa `build_error` para apoiá-los.
- Tipos de vocabulário: novos tipos `Opaque` e `Either`
.- Depuração: nova macro `dbg!`.
Consulte a solicitação pull do Rust para obter a lista completa de patches do Rust direcionados à janela de mesclagem do Kernel Linux 6.2.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário