Para aqueles que esperavam que a funcionalidade EPP do driver AMD P-State Linux para mais controle de energia/desempenho no Linux estivesse pronta para a janela de mesclagem do kernel Linux 6.2, ela foi rejeitada para o ciclo e será adiada até pelo menos o ciclo do Kernel Linux 6.3 começa em fevereiro.
O AMD P-State EPP é uma grande melhoria com este modo Energy Performance Preference (EPP) sobre o modo amd_pstate passivo existente atualmente encontrado no kernel Linux principal. Com o AMD P-State EPP em alguns sistemas em que o driver P-State atualmente apresenta desempenho inferior ao do driver genérico ACPI CPUFreq, o P-State EPP visa fechar essa lacuna. Como outro passo à frente, a AMD também publicou recentemente o Modo Autônomo Guiado do P-State como outra melhoria de energia/desempenho para sistemas Ryzen e EPYC no Linux.
Para aqueles que esperavam que o P-State EPP estivesse pelo menos pronto para a janela de mesclagem do Kernel Linux 6.2 que está acontecendo agora, o código foi considerado não pronto por Rafael Wysocki da Intel, que atua como uma ACPI do kernel Linux e mantenedor do gerenciamento de energia. Ele escreveu na lista de discussão do kernel:
Sinceramente, não acho que este trabalho esteja pronto para o Kernel 6.2.
O número de patches na série parece mudar com frequência e há discussões ativas sobre patches específicos.
Consequentemente, não considerarei aplicá-lo até que o Kernel 6.2-rc1 seja lançado.
Para o qual os engenheiros da AMD agora revisarão a série de patches com algumas correções adicionais e documentação para o modo AMD P-State EPP. É uma pena que tenha demorado tanto para este código do AMD P-State amadurecer com o driver AMD P-State suportando processadores desde a série Zen 2, onde o suporte ACPI CPPC foi introduzido pela primeira vez.
Esperamos que tanto o AMD P-State EPP quanto a funcionalidade do Modo Autônomo Guiado estejam prontos para a linha principal no ciclo do Kernel Linux 6.3 para aprimorar a potência/desempenho do AMD Ryzen/EPYC no Linux.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário