FERRAMENTAS LINUX: O Driver CPUFreq da Apple Silicon está a caminho do Kernel Linux 6.2

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

O Driver CPUFreq da Apple Silicon está a caminho do Kernel Linux 6.2

 


Com o próximo ciclo de kernel do Linux 6.2 , o driver de dimensionamento de frequência da CPU Apple Silicon está definido para melhorar ainda mais o suporte Apple M1/M2 SoC no kernel da linha principal.

Foram enviadas anteontem as atualizações do Arm CPUFreq para enfileirar na árvore de gerenciamento de energia do Linux antes da janela de mesclagem do Linux 6.2. O mantenedor do subsistema de gerenciamento de energia do Linux, Rafael Wysocki, retirou essas atualizações de driver Arm, que incluem principalmente o novo driver CPUFreq para manipulação de estados P da CPU SoC da Apple.

Este driver "apple-soc-cpufreq" implementa o escalonamento de frequência da CPU para os SoCs da Apple Silicon  -- atualmente o M1, M1 Max/Pro/Ultra e o M2.


O desenvolvedor líder do Asahi Linux, Hector Martin, resumiu o novo driver Apple CPUFreq no patch :

Este driver implementa o escalonamento de frequência da CPU para Apple Silicon SoCs, incluindo M1 (t8103), M1 Max/Pro/Ultra (t600x) e M2 (t8112).

Cada cluster de CPU tem seu próprio conjunto de registradores e o gerenciamento de frequência é totalmente automatizado pelo hardware; o driver só tem que escrever um registro. Há suporte para aumento de frequência, mas o hardware só permitirá seu uso se apenas um subconjunto de núcleos em um cluster estiver em não-deep-idle. Como ainda não suportamos marcha lenta profunda, essas frequências não são alcançáveis, mas o driver as suporta. Eles permanecerão desativados na árvore de dispositivos até que a inatividade profunda seja implementada, para evitar confundir os usuários.

Este driver ainda não implementa o ajuste do estado de desempenho do controlador de memória que geralmente acompanha os p-states mais altos da CPU. Isso será feito em um patch futuro.

O novo driver está agora na ramificação "linux-next" do linux-pm.git antes da abertura da janela de mesclagem do Linux 6.2 na próxima semana.








Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário