Voltando ao verão, a Intel postou seu driver Linux de código aberto inicial para a sua Unidade de Processamento Versátil "VPU", estreando com o Meteor Lake . Desde então, eles continuaram refinando esse driver VPU Linux de código aberto e, com a última série de patches, o adaptaram para fazer uso da nova estrutura/subsistema do acelerador que estreia no Krernel Linux 6.2.
O Kernel Linux 6.2 está definido para introduzir o novo subsistema acelerador "accel" e a estrutura é destinada a ser a nova área comum no kernel para aceleradores de IA e dispositivos semelhantes. Conforme descrito em artigos anteriores, este subsistema/estrutura de acelerador reutiliza elementos comuns do subsistema Direct Rendering Manager (DRM) dado tudo o que há em comum entre os aceleradores e processadores gráficos de hoje. DMA-BUF e muitas interfaces DRM se encaixam bem no escopo do acelerador e, portanto, essa nova área de aceleração deve funcionar bem. Também funciona melhor do que jogar alguns drivers em "char/misc", como era uma das áreas para drivers de acelerador até este ponto.
Com o subsistema accel na fila para introdução no Linux 6.2, o driver Habana Labs da Intel está em processo de adaptação de char/misc para a nova estrutura - afinal, o mantenedor do driver do kernel Habana Labs, Oded Gabbay, foi fundamental para reunir esse novo subsistema .
Agora, o driver VPU da Intel para Meteor Lake também foi adaptado para funcionar com o novo código de aceleração. A série de patches Intel VPU v4 postada hoje passou a usar a estrutura accel, além de fazer várias outras melhorias de código de baixo nível.
A Unidade de Processamento Intel Versátil (não confundir com a Unidade de Processamento de Vídeo) está sendo introduzida com as CPUs Meteor Lake.
Com o subsistema accel na fila para introdução no Linux 6.2, o driver Habana Labs da Intel está em processo de adaptação de char/misc para a nova estrutura - afinal, o mantenedor do driver do kernel Habana Labs, Oded Gabbay, foi fundamental para reunir esse novo subsistema .
Agora, o driver VPU da Intel para Meteor Lake também foi adaptado para funcionar com o novo código de aceleração. A série de patches Intel VPU v4 postada passou a usar a estrutura accel, além de fazer várias outras melhorias de código de baixo nível.
A Unidade de Processamento Versátil com Meteor Lake é um acelerador de inferência integrado à CPU para ser usado para Visão Computacional (CV) e software de aprendizado profundo.
O driver Intel VPU ainda está em revisão e não deve ser mesclado até pós-6.2 em algum momento provável em 2023. Os interessados podem ver os patches v4 para as outras alterações mais recentes neste novo bloco acelerador para CPUs Core de 14ª geração.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário