Após o lançamento ontem à noite do kernel Linux 6.1 por Linus Torvalds, a equipe GNU lançou seu kernel GNU Linux-libre 6.1 derivado dessas fontes, continuando a remover o código dependente de firmware/microcódigo não-livre e bloqueando a capacidade para carregar módulos proprietários do kernel.
O GNU Linux-libre 6.1-gnu agora está disponível para aqueles que preferem esse tipo de software livre, mesmo quando isso pode significar suporte de hardware reduzido devido à falta de capacidade de carregar dinamicamente os arquivos de firmware necessários. Com a rebase do Kernel Linux 6.1, os desenvolvedores GNU continuam lutando contra muitos drivers de GPU e de rede com fio/sem fio em particular.
GNU Linux-libre 6.1-gnu release logo.
De acordo com o anúncio de lançamento de Alexandre Oliva:
Vários drivers precisaram de ajustes devido a novos blobs ou rearranjo de código: amdgpu e i915 drm, brcmfmac, r8188eu e rtw8852c wifi e som Intel ACPI.
Upstream moveu alguns drivers de mídia para um diretório obsoleto, então ajustamos o código de limpeza para placas de TV tm6000, cpia2 v4l e sp8870, av7110 e placas de mídia de baixo custo.
Um novo driver que requer blob para wifi rtw8852b foi limpo e os nomes de blob foram retirados de vários novos arquivos Qualcomm e MediaTek AArch64 dts.
Para obter mais informações sobre esse tipo de kernel downstream, visite FSFLA.org .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário