FERRAMENTAS LINUX: O GCC 13 progride para o estágio 4 de desenvolvimento "somente correções de regressão"

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

O GCC 13 progride para o estágio 4 de desenvolvimento "somente correções de regressão"

 

O GCC code compiler 13 entrou em seu estágio quatro de desenvolvimento, onde o foco agora é apenas em correções de regressão até eliminar todas as regressões de prioridade mais alta para que o lançamento estável do GCC 13.1 possa acontecer nos próximos 2 a 3 meses.


Richard Biener da SUSE anunciou ontem que o GNU Compiler Collection está agora em seu "estágio quatro" de desenvolvimento até o momento do lançamento. A ênfase está na correção de regressões, enquanto as correções de documentação também são permitidas. De acordo com a documentação do GCC no estágio quatro:

"Durante este período, as únicas alterações (não documentadas) que podem ser feitas são alterações que corrigem regressões. Outros erros importantes, como código errado, rejeição válida ou problemas de compilação, também podem ser corrigidos. Todas as alterações durante este período devem ser corrigidas feito com cuidado extra para não introduzir novas regressões - corrigir bugs a todo custo não é desejado. Observe que as mesmas restrições se aplicam às ramificações de lançamento. Este período dura até que o estágio 1 seja aberto para o próximo lançamento."

O relatório de status  tem 37 bugs de prioridade P1 - o nível mais alto - e são mais quatro bugs desde o relatório anterior. Existem 497 regressões P2, 88 regressões P3, 256 regressões P4 e 24 regressões P5. Essas mais de duas dúzias de regressões P1 precisam ser corrigidas ou rebaixadas para uma prioridade de nível inferior antes que o lançamento estável do GCC 13.1 possa acontecer, o que geralmente ocorre no período de março a abril.

Há muitos recursos vindo com o GCC 13, incluindo suporte para AMD Zen 4 "znver4", suporte para as próximas CPUs Intel como Granite Rapids / Sierra Forest / Grand Ridge / Meteor Lake, mais recursos C23 e C++23 são implementados, C++ aprimorado 20 e C++23 suporte em libstdc++, descarregamento reverso OpenMP, bem como outros novos recursos OpenMP 5.1/5.2, GCC LTO agora suporta o uso do GNU Make job server com pipes nomeados por padrão, suporte a descarregamento AMD Instinct MI200, adicional Extensões RISC-V sendo conectadas e uma série de outras melhorias. O GCC 13 como este próximo lançamento anual do compilador deve ser outra grande atualização, especialmente trazendo suporte para processadores Intel de próxima geração e muitos recursos pontuais C23/C++23.







Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário