Decorrente da mudança do X.Org Server para não permitir mais clientes com troca de byte por padrão devido ao recurso ser raramente usado, mas com preocupações de segurança significativas por ser uma grande superfície de ataque, o compositor Mutter do GNOME adicionou o suporte opcional para habilitar o byte trocados nos clientes XWayland trocados.
Com o mais recente XWayland/X.Org Server Git desativando clientes byte-swapped por padrão, o suporte pode ser reativado usando a opção de linha de comando "+byteswappedclients" ou através da nova opção de configuração xorg.conf "AllowByteSwappedClients". Como um lembrete sobre o recurso, essa funcionalidade de clientes trocados por byte é em torno de clientes X.Org/XWayland de diferença de endianness de CPU ao se conectar remotamente ao servidor X.Org. As mensagens de protocolo de/para os clientes podem ser trocadas por bytes pelo servidor X.Org, mas esse código não é mantido ativamente e é conhecido por ser uma grande superfície de ataque para clientes mal-intencionados. Dado que diferentes endianness de CPU não são muito comuns hoje em dia e ainda menos hoje em dia para pessoas que usam X11 remoto, além de alguns em sistemas x86_64 ainda usando IBM s390x ou PowerPC de 64 bits para uso X11 remoto de aplicativos gráficos,
Mas houve alguns que levantaram preocupações sobre a mudança devido às suas configurações exóticas, mas pelo menos ao executar o X.Org Server, os novos botões de configuração permitem restaurar a antiga funcionalidade. Para aqueles que executam os compositores Wayland e fazem uso de XWayland para clientes X11 antigos, cabe ao compositor passar o novo argumento "+byteswappedclients" quando desejar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário