Ontem, foi lançado o novo Kodi 20 "Nexus" como sendo a mais recente atualização estável desse software de home theater gratuito, de código aberto e multiplataforma para as plataformas GNU/Linux, Android, Raspberry Pi, iOS, tvOS, macOS e Windows.
Essa atualização chega dois anos após o lançamento do Kodi 19 "Matrix" e ela apresenta novos recursos como : o suporte para o servidor multimídia PipeWire, decodificação de hardware AV1 no Linux via VA-API (API de aceleração de vídeo), Suporte ao codec AV1 para InputStream, bem como o suporte integrado ao controler Steam Deck .
Também é novo o suporte inicial para o protocolo de sistema de arquivos de rede NFS versão 4 (NFSv4), WS-Discovery (descoberta SMB) para plataformas UNIX (Linux, Android e Apple), decodificação de hardware AV1 no Android, configurações de volume independentes para sons GUI, nova caixa de diálogo da janela Color Picker, novos sinalizadores de mídia para vídeos HDR e a capacidade de adicionar informações do tipo HDR de vídeo a um item da lista de vídeos.
Além disso, o Kodi 20 traz suporte para montagem de mídia óptica por padrão no Linux, suporte nativo para Apple M1, incluindo janela nativa e manipulação de entrada, suporte para mapeamento de tom ACES/Hable e mais shaders BiCubic para GLES no Linux, bem como suporte para leitura -somente gravações.
Também para usuários do Linux, há a capacidade de definir a saída HDR ao usar a API Generic Buffer Management (GBM), que fornece um mecanismo para alocar buffers para renderização de gráficos vinculados à pilha de gráficos do Mesa.
Claro, também existem inúmeras melhorias, como suporte para especificar provedores para canais e gravações PVR, melhor suporte para cenários de vários complementos PVR, melhor manuseio do Siri Remote no iOS e tvOS, bem como melhor suporte a legendas para o ASS/SSA, Formatos TX3G, SAMI e WebVTT.
Na verdade, há muitas novas alterações nas legendas, incluindo novas configurações de estilo de fonte, como tamanho e cor da borda, tipo de plano de fundo, cor e opacidade, cor e opacidade da sombra, além de desfoque, suporte para exibição de legendas com posições dinâmicas, sublinhado e tachado suporte de estilo de texto, nova paleta de cores ampla em configurações de cores, suporte para alterar o alinhamento do texto para legendas de legenda oculta e a capacidade de substituir os metadados das legendas (por exemplo, estilo e posição).
A tela inicial do PVR do estuário também recebeu vários aprimoramentos, incluindo um novo widget para cronômetros, barras de progresso de porcentagem reproduzida para canais recentes e widgets de gravações recentes, nova ação de clique padrão para abrir a janela Guia e melhor exibição de marcadores EDL na capa padrão .
A capa padrão do estuário também recebeu funcionalidade de menu de contexto estendido para música e vídeo, um novo widget de tela inicial para pesquisas salvas, widget de tela inicial renovado para cronômetros, bem como várias alterações visuais no OSD e nos widgets da tela inicial para oPVR.
A GUI foi aprimorada com um novo recurso para permitir que você continue assistindo a mídia de determinadas pastas de vídeo por meio do menu de contexto de vários locais de pastas, como conjuntos de filmes, programas de TV e outros.
Muitas outras mudanças estão incluídas no Kodi 20, como retomada aprimorada de Blu-Rays e ISOs de DVD no modo de arquivo, reprodução aprimorada de alguns discos ópticos no Linux, renderização baseada em HarfBuzz para scripts com recursos de modelagem de fonte Open Type, uma nova função para remoção recursiva de dependências órfãs de complementos, bem como melhor suporte a H.265 e TrueHD.
Além disso, você encontrará uma nova janela de Favoritos que fornece visualizações diferentes e outros aprimoramentos, suporte aprimorado à reprodução 3D MVC, a capacidade de navegar pelos complementos do cliente PVR disponíveis nas configurações do PVR, novo suporte de fluxo de metadados de tag ID3 para complementos de rádio PVR ons, pesquisa EPG persistente e melhor suporte DRMPrime no Linux.
O Kodi 20 “Nexus” foi lançado como um tarball fonte para quem deseja compilá-lo em seus sistemas e pode ser baixado na página GitHub do projeto. Os binários para as várias plataformas suportadas estarão disponíveis em breve no site oficial .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário