O D1 é o primeiro SoC da Allwinner baseado em um design de núcleo RISC-V. Embora o Allwinner D1 não seja nada poderoso, sua aparência em placas de baixo custo, design baseado em RISC-V e a comunidade de desenvolvimento Allwinner o tornaram um atraente alvo RISC-V de nível básico. Embora várias distribuições Linux já suportem placas baseadas em D1, o suporte principal para a plataforma D1/D1s parece que finalmente será mesclado em 2023.
Como uma das últimas séries de patches do kernel publicadas para 2022, a revisão v4da habilitação da plataforma Allwinner D1/D1s foi publicada. Esta ativação de plataforma tem as atualizações de configuração de compilação, novos arquivos DeviceTree e obtém recursos que funcionam como USB, Ethernet e WiFi que já foram trabalhados e mesclados como parte de patches anteriores. O Allwinner D1s é muito semelhante ao D1, mas tem 64 MB de memória integrada no pacote, não possui saída HDMI e descarta o DSP.
Com este suporte de plataforma Allwinner D1/D1s vem o DeviceTree para trazer as placas ClockworkPi, Dongshan Nezha STU, MangoPi MQ, MangoPi MQ Pro e Sipeed Lichee RV usando este SoC. Muitas delas são placas RISC-V de baixo custo, mas, novamente, não há muito no lado do desempenho, sendo um processador RISC-V de núcleo único em torno de 1 GHz e fabricado em um processo de 22 nm.
Pelo que parece na mensagem do patch, este suporte à plataforma D1/D1s está quase pronto para a linha principal e dá esperança de que tudo será resolvido a tempo para o Linux 6.3:
"Eu testei minuciosamente as versões anteriores desta série (DMIC, Ethernet, LEDs, MMC, PMIC, touch e USB, quando disponível) em várias placas. A v4 tem apenas alterações triviais e eu a testei em sun20i-d1-nezha .
Esta série está apenas esperando a ligação do regulador para pousar. Não espero enviar outra versão. Para o restante dos blocos de hardware, as adições de DT serão baseadas no topo desta série."
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário