FERRAMENTAS LINUX: A Canonical promove o kernel "RT" em tempo real do Ubuntu para a disponibilidade geral

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

A Canonical promove o kernel "RT" em tempo real do Ubuntu para a disponibilidade geral

 

Quase um ano atrás, com a estreia do Ubuntu 22.04 LTS, veio um kernel beta em tempo real oferecido pela fabricante do Ubuntu Canonical e destinado a ajudar nas implantações do Ubuntu Linux em ambientes industriais, automotivos e outros setores com necessidades de computação em tempo real. Neste Dia dos Namorados, o kernel em tempo real do Ubuntu foi promovido ao status de disponibilidade geral (GA).

O embargo acabou de expirar com a Canonical anunciando hoje que "o Ubuntu em tempo real já está disponível". No comunicado de imprensa avançado fornecido, Mark Shuttleworth chega a dizer: " O Ubuntu é agora a melhor plataforma AIOT otimizada para silício do mundo em silício NVIDIA, Intel, MediaTek e AMD-Xilinx " .

O kernel em tempo real do Ubuntu é baseado no Linux 5.15 LTS como o kernel Ubuntu 22.04(.1) LTS, mas com os patches PREEMPT_RT out-of-tree. Os desenvolvedores upstream do kernel da Intel/Linutronix, em particular, continuam trabalhando para obter todos os patches em tempo real upstream e estão quase na linha de chegada. Este ano, veremos os patches de kernel em tempo real todos upstreamed na íntegra, mas por enquanto há os patches out-of-tree, especialmente se planeja manter a série de kernel LTS.

A compilação do kernel em tempo real do Ubuntu tem esses patches no Linux 5.15 e construído para x86_64 e ARM64. O kernel em tempo real está disponível para Ubuntu Server 22.04 LTS e Ubuntu Core 22.

O kernel em tempo real do Ubuntu, porém, é direcionado aos clientes corporativos da Canonical. O kernel RT no Ubuntu Core 22 é para clientes corporativos com acesso/suporte IoT App Store e no ubuntu Server 22.04 LTS está disponível através do serviço de assinatura do Ubuntu Pro . O Ubuntu Pro é gratuito para uso pessoal em até 5 máquinas.







Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário