Embora o código Rust inicial tenha sido mesclado para o Kernel Linux 6.1 , ele ainda não é usado por nenhum driver de kernel ou funcionalidade para usuários finais e a integração e outras abstrações para o Rust ainda estão sendo estabelecidas. Com o próximo ciclo do Kernel Linux 6.3, mais dessa base do Rust está definida para ser mesclada e se aproximando do ponto em que os módulos/drivers do kernel escritos em Rust poderão ser upstream.
Ainda falta mais uma semana até o lançamento estável do Kernel Linux 6.2 e, por sua vez, o início da janela de mesclagem do Kernel Linux 6.3. O mantenedor do Rust para Linux, Miguel Ojeda, está pronto com as atualizações v6.3 e as enviou como uma solicitação inicial para esta próxima versão do kernel.
No pull request , Miguel Ojeda comentou: "mais adições principais, aproximando-se de um ponto em que os primeiros módulos Rust podem ser upstream. "
O código Rust com Linux 6.3 inclui novos tipos Arc, ArcBorrow e UniqueArc. Há também novos tipos ForeignOwnable e ScopeGuard, uma reformulação da caixa "alloc" para remover o módulo de empréstimo e outras alterações. São apenas mais mudanças de baixo nível para preparar a infraestrutura Rust no kernel para uso real do desenvolvedor.
Veremos se os primeiros módulos/drivers do Rust estarão prontos para o ciclo do kernel Linux 6.4 na primavera.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário