No ano passado, a AMD emitiu um aviso sobre "intermitência do sistema" ao envolver o Firmware Trusted Platform Module "fTPM" com sistemas Ryzen mais recentes executando Windows 10 e Windows 11. Embora a princípio isso se manifestasse apenas no Windows, com o Linux 6.1+ habilitando o AMD fTPM RNG por padrão quando presente, esse problema de gagueira do sistema começou a afetar os usuários do Linux também.
O artigo de suporte da AMD sobre a falha intermitente do sistema com o fTPM ativado e em execução no Windows 10/11 foi atribuído a " configurações de sistema AMD Ryzen selecionadas podem executar intermitentemente transações de memória estendidas relacionadas ao fTPM na memória flash SPI ("SPIROM") localizada na placa-mãe , o que pode levar a pausas temporárias na interatividade ou capacidade de resposta do sistema até que a transação seja concluída.
A AMD recomendou que os clientes afetados atualizem o BIOS do sistema da placa-mãe ou, em vez disso, optem por usar qualquer solução TPM de hardware no lugar do fTPM. Com as atualizações do BIOS, o problema deve ser corrigido ao executar o AMD AGESA 1207 ou mais recente.
Infelizmente, muitos fornecedores de sistemas - especialmente fabricantes de laptops - enviaram atualizações de BIOS para resolver esse problema. Agora que o Kernel Linux 6.1+ está usando o gerador de números aleatórios do AMD fTPM por padrão, os usuários do Linux começaram a relatar problemas de travamento do sistema.
Este problema foi discutido longamente nas últimas duas semanas por meio deste relatório de bug do kernel e um patch está agora a caminho do kernel principal para resolvê-lo. O patch desativa o gerador de números aleatórios de hardware de ser usado em sistemas com versões fTPM conhecidas por serem problemáticas.
O engenheiro AMD Linux Mario Limonciello explicou com o patch do kernel de ontem enviado diretamente para Linus Torvalds:
A AMD emitiu um aviso indicando que ter o fTPM ativado no BIOS pode causar "gagueira" no sistema operacional. Esse problema foi corrigido nas versões mais recentes do firmware fTPM, mas cabe aos projetistas do sistema decidir se devem distribuí-lo.
Esse problema existe há algum tempo, mas é mais prevalente a partir do kernel 6.1 porque o commit b006c439d58db ("hwrng: core - start hwrng kthread também para fontes não confiáveis") começou a usar o fTPM para hwrng por padrão. No entanto, todos os usos de /dev/hwrng resultam em gagueira inaceitável.
Portanto, simplesmente desabilite o registro do hwrng defeituoso ao detectar essas versões fTPM defeituosas.
Espera-se que o patch seja adquirido por Torvalds esta semana, antes da estreia estável do Kernel Linux 6.2 no domingo. Ele também deve ser portado para a série do Kernel Linux 6.1 LTS.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário