FERRAMENTAS LINUX: A Intel prepara o suporte do Sapphire Rapids Idle State C0.2 para uma melhor eficiência energética

terça-feira, 7 de março de 2023

A Intel prepara o suporte do Sapphire Rapids Idle State C0.2 para uma melhor eficiência energética

 



Foi Postado um conjunto de patches de kernel do Linux para habilitar o suporte a estados ociosos do Sapphire Rapids C0.x, o que pode fornecer um bom aumento na eficiência energética dos servidores Xeon Scalable de última geração, além de ajudar com possíveis benefícios de turbo boost para os ocupados Núcleos de CPU para melhorar o desempenho geral do sistema.


O estado inativo C0.2 é novo no Xeon Scalable de 4ª geração "Sapphire Rapids" e é um estado inativo entre os estados POLL e C1.

O engenheiro da Intel Linux, Artem Bityutskiy, explicou com os patches do kernel de hoje:

De acordo com minhas medições, o estado ocioso do SPR C0.2 é 5-20% mais eficiente em termos de energia do que o estado POLL do Linux e sua latência é próxima à latência do POLL.

Quando uma CPU descansa em C0.2, a energia economizada aumenta o orçamento de energia de uma CPU ocupada. Desta forma, C0.2 pode melhorar o turbo boost de uma CPU ocupada e melhorar o desempenho.
...
C0.2 tem maior latência em comparação com POLL, mas vem com economia substancial de energia.
...
Conclusão: mesmo com pequena residência C0.2 (~10%), o hackbench mostra alguma melhoria de desempenho. Com residência C0.2 maior, a melhoria é mais pronunciada.

Para aqueles preocupados com a latência, com esses patches, o estado C0.2 pode ser desabilitado usando a opção de módulo "intel_idle.states_off=2". Além disso, há uma interface sysfs para tentar um estado ocioso C0.1, mas em testes que não fornecem uma clara vantagem de energia como C0.2.

Este suporte de estado ocioso no Sapphire Rapids C0.2 para Linux está agora disponível para revisão na lista de discussão do kernel . Esperançosamente, ele será bem revisado e esse recurso de economia de energia para servidores SPR Xeon conseguirá chegar ao ciclo v6.4 neste verão.








Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário