Enviado esta manhã via x86/urgente para integração no Kernel Linux 6.3 e também para back-porting para a série de kernel estável está desativando a instrução XSAVES para os processadores AMD Zen 1 e Zen 2 para solucionar uma errata do processador AMD tornada pública no ano passado.
Em julho passado, a AMD publicou a Errata 1386 sobre o uso da instrução XSAVES que pode falhar ao salvar os registros XMM na área de salvamento de estado fornecida. Os processadores Zen 1 / Zen 2 afetados podem descobrir que seus valores de registro XMM foram efetivamente revertidos para um valor anterior do mesmo processo. A AMD estava trabalhando em torno desse problema para os antigos processadores Zen 1 e Zen 2 por meio de uma atualização do BIOS do sistema que fornece o microcódigo de CPU AMD mais recente.
Mas como isso não afeta o Zen 3 e os processadores mais recentes, nem todos os fornecedores de sistema/placa-mãe estavam lançando firmware corrigido com microcódigo atualizado ou não executando novas distribuições Linux suficientes para obter os binários de microcódigo de CPU AMD mais recentes. Assim, recentemente, houve alguns relatórios de bugs do Linux sobre esses valores de registro %xmm ocasionalmente sendo revertidos para valores anteriores devido aos sistemas AMD Zen 1 / Zen 2 em versões de microcódigo mais antigas.
Enviado como o único patch da solicitação pull x86/urgente está à frente do Kernel Linux 6.3-rc2 é um patch para desabilitar a instrução XSAVES para processadores AMD Zen 1 e Zen 2 (Família 17h), também contornando essa conhecida errata. Assim que o patch chegar à linha principal do Kernel Linux 6.3 Git nas próximas horas, ele estará a caminho do back-porting para a série estável do kernel Linux.
Desativar a instrução XSAVES nessas CPUs AMD mais antigas é bom. A instrução é para salvar os estados estendidos do processador e, para os processadores afetados, eles não têm estados XSAVE do supervisor, portanto, ele pode voltar a usar a instrução XSAVEC perfeitamente, que não é afetada por esse bug.
Portanto, com o lançamento do Kernel Linux 6.3-rc2 de ontem à noite, esta solução alternativa do kernel para AMD Erratum 1386 deve estar em vigor e, nos próximos dias, para versões anteriores do kernel estáveis para beneficiar os proprietários do AMD Zen 1 / Zen 2 no microcódigo da CPU antes de meados de 2022.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário