FERRAMENTAS LINUX: O Diver AMD Graphics para o Kernel Linux 6.4 está adquirindo novos recursos de energia para o Steam Deck

domingo, 19 de março de 2023

O Diver AMD Graphics para o Kernel Linux 6.4 está adquirindo novos recursos de energia para o Steam Deck

 


Uma solicitação pull das primeiras mudanças no driver gráfico do kernel AMDGPU foi enviada para o DRM-Next na sexta-feira, como alguns dos primeiros trabalhos de recursos se acumulando para o ciclo do kernel Linux 6.4 .


Entre as alterações do driver do kernel AMDGPU nesta rodada estão várias correções que afetam itens como UMC RAS, DCN 3.2, FreeSync, SR-IOV, vários blocos de IP, USB4 e muito mais. No lado dos recursos, mencionados sutilmente no registro de alterações, estão algumas adições relacionadas à energia ... Essas adições são amplamente focadas nas APUs Van Gogh, que são notavelmente para o Valve Steam Deck e beneficiam seus gráficos no futuro.

Primeiro, essa solicitação pull do kernel apresenta uma nova interface sysfs para ajustar/configurar a limitação térmica. Este é conectado para o Van Gogh e permite ler/atualizar a temperatura limite térmica em miligraus Celsius. Esta interface "tampa térmica APU" é apenas conectada para Van Gogh e parece ser um recurso do Steam Deck para que o SteamOS seja mais capaz de gerenciar o manuseio térmico dos gráficos APU.

Entre as alterações do driver do kernel AMDGPU nesta rodada estão várias correções que afetam itens como UMC RAS, DCN 3.2, FreeSync, SR-IOV, vários blocos de IP, USB4 e muito mais. A solicitação pull apenas menciona "APUs com o suporte" com essas mudanças de energia enquanto vasculhando o código é onde aponta apenas para ser tratado em Van Gogh atualmente.

Esses recursos de energia serão expostos via sysfs, enquanto o Steam OS os envolverá de forma inteligente e possivelmente alguns novos botões de configurações de interface do usuário para aqueles que desejam mais controle sobre o desempenho/térmico do Steam Deck.

Também há uma correção/solução alternativa neste pull para desabilitar a SRAM indireta em APUs Van Gogh com BIOS "quebrados" para corrigir o manuseio do AMD VCN em Steam Decks mais antigos com versões de BIOS desatualizadas.

No lado do driver de computação AMDKFD, esta solicitação pull agora tem o suporte para exportar os buffers via DMA-BUF, correções de migração de página multi-VMA e outras correções.

Veja esta solicitação pull para obter a lista completa de patches do AMDGPU/AMDKFD iniciais na fila antes do ciclo do Kernel Linux 6.4 que começará em maio, enquanto a versão estável será lançada neste verão.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário