Enquanto o Kernel Linux 6.3 adiciona o AMD P-State EPP como o modo "Energy Performance Preference" para aprimorar a potência/desempenho em sistemas recentes Ryzen e EPYC no Linux, com o Linux 6.4 o P-State Guided Autonomous Mode está chegando para completar a CPU atual da AMD esforços do driver de escalonamento de frequência.
Em dezembro, a AMD publicou os patches amd_pstate para o Guided Autonomous Mode , no qual o regulador de escala do sistema operacional especifica as frequências/níveis de desempenho mínimo e máximo por meio de registros especiais e, em seguida, deixa para o firmware da plataforma selecionar autonomamente uma frequência operacional dentro desse intervalo especificado. Isso complementa o modo "passivo" original do driver P-State Linux da AMD e o modo EPP totalmente autônomo adicionado no Kernel Linux 6.3.
A AMD descobriu que este Guided Autonomous Mode pelo P State funciona extremamente bem para suas plataformas de servidor EPYC, embora também funcione com outros sistemas AMD com suporte de firmware. Essas adições AMD P-State devem ajudar a melhorar o desempenho por Watt / eficiência de energia e também resolver alguns casos extremos em que o driver ACPI CPUFreq de longa data às vezes funcionou melhor do que o driver AMD P-State no ano passado e metade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário